sexta-feira, abril 19, 2024
Destaques

Convocação de estrangeiros para intercâmbio no Brasil

intercambio cientifico no Brasil

O programa Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA) oferece uma linha especial de apoio e estímulo à formação e ao estreitamento da rede de relacionamento científico mundial, o Global Fellowships. Por meio dessa linha, instituições de ensino e pesquisa fora da Europa (e dos países associados à UE) podem convidar pesquisadores europeus ou de países associados à EU para realizar intercâmbio científico no Brasil.

Resumo
Nome da ação: Global Fellowships
Programa: Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA) / Horizon 2020 / União Europeia
Intuito: Fomentar o avanço de pesquisas e de ideias através de abordagem aberta; desenvolver a ciência e a tecnologia em nível mundial; promoção do crescimento econômico sustentável
Escopo: Convite de pesquisadores europeus ou de países associados à UE para realização de intercâmbio científico no Brasil
Público-alvo: Doutores e pós-doutores
Duração: De 24 a 36 meses (12-24 meses no Brasil e 12 meses na instituição de origem)
Prazo: 14 de setembro de 2016

Aos brasileiros interessados em convocar pesquisadores da Europa ou de países associados à UE para uma estadia acadêmica no Brasil, o MSCA está com inscrições abertas para o edital Global Fellowships deste ano, até o dia 14 de setembro. Após o contato informal entre pesquisadores, caberá ao cientista estrangeiro, junto a sua instituição de origem, apresentar um projeto identificando a instituição acadêmica ou não acadêmica de interesse para o intercâmbio no Brasil. Está prevista uma nova oferta de apoio da União Europeia nesta linha do MSCA Global Fellowships em 2017.

Além dos 28 países que integram a União Europeia, há ainda mais 15 associados que também podem ser convidados para o intercâmbio intelectual. Na lista estão Albânia, Bósnia Herzegovina, Ilhas Faroe, Macedônia, Geórgia, Islândia, Israel, Moldávia, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia, Tunísia e Ucrânia. Mais informações sobre esta linha de apoio e as demais que compõem o programa MSCA estão disponíveis nos links:

http://ec.europa.eu/…/o…/h2020/topics/2226-msca-if-2016.html ewww.noec.europa.eu/euraxess

Para assistência e orientações ligadas ao edital, a assessora internacional Elisa Novato está disponível através do e-mail: horizonte2020@confap.org.br.