sábado, abril 20, 2024
InstitucionalNotícias

O Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva faz 30 anos

O Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC) está fazendo 30 anos. Criado em 1986, ele está vinculado ao Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo principal sempre foi promover e difundir a produção de conhecimento científico na área de Saúde Coletiva, além de incentivar e facilitar a cooperação entre os pesquisadores das diferentes instituições que integram a área, apoiando a realização de projetos de pesquisa.

O professor Cid Manso, presidente do CEPESC, ressaltou a dedicação extrema da equipe do Centro de Estudos. Para ele, essa dedicação permitiu potencializar a capacidade investigativa dos pesquisadores do Instituto de Medicina Social. “O envolvimento do CEPESC no cerne do IMS está claro. Não existe o Instituto, como conhecemos hoje, sem o CEPESC, uma unidade de excelência com nota 7 da Capes”, enfatizou Cid Manso.

O Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva foi criado por um grupo de professores, com o objetivo de ser uma estrutura de apoio para implementação de projetos de docentes e pesquisadores do Instituto de Medicina Social da UERJ. Os primeiros convênios iniciaram-se já em 1987, com a Ford Foundation, o Centre Nacionale de Recherches Sociales (CNRS), o Instituto Nacional de Previdência Social INAMPS e Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A partir desse momento, houve um crescimento paulatino das atividades, tanto de pesquisa como de apoio para atividades de implantação do SUS. O âmbito das atividades desenvolvidas ampliouse à medida que a instituição se consolidou e desenvolveu. O CEPESC tem sido parceiro importante para o fortalecimento do Programa de Pós-graduação do Instituto de Medicina Social, hoje classificado de 7 pela Capes.

A cooperação do CEPESC inclui parcerias para a formação de recursos humanos em diversos níveis — formação técnica, graduação, mestrados profissionais e acadêmicos; o apoio a projetos de integração docente assistencial e de educação permanente na área da saúde; pesquisas na área de saúde coletiva e afins; produção de softwares, livros, entre outros, incluindo linhas de cooperação para a formulação de políticas públicas; organizar seminários e eventos científicos em Saúde Coletiva.

Essa cooperação, especialmente nos últimos dez anos, mostra o crescimento e abrangência dos temas abordados. Mais ainda, pode-se ver a constante renovação com entrada de novos programas e manutenção de parcerias bem sucedidas, ao longo do tempo. Atualmente o CEPESC destaca-se, em âmbito nacional e internacional por sua reconhecida especialização na gestão de projetos na área de saúde coletiva.