sexta-feira, abril 19, 2024
IMS na MídiaInstitucional

Adriana Cavalcanti Aguiar participa do Sala Debate do Canal Futura

A relevância e desafios do campo da pesquisa para a saúde no Brasil foram assuntos da última edição do programa Sala Debate, do Canal Futura, exibido em 07 de fevereiro, via TV a cabo e satélite. Participou da conversa a médica Adriana Cavalcanti Aguiar, professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e pesquisadora do Laboratório de Comunicação de Saúde (Laces/Icict) e do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Na ocasião, a docente refletiu sobre o papel social e político da pesquisa. “Como pensar problemas de pesquisa e questões de pesquisa que venham a dar respostas para perguntas tão importantes?”, questionou Aguiar. A pauta do programa incluiu aspectos como a função estratégica da pesquisa para o fortalecimento do sistema de saúde, além de veículo para melhoria dos serviços e políticas públicas de prevenção, tratamento e promoção da saúde.  Outro ponto do debate foi o financiamento e viabilidade econômica para a pesquisa em saúde. Também participaram da sessão o médico Carlos Roberto Veiga Kiffer, do Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Aníbal Gil Lopes, do Conselho Federal de Medicina, e Virgínia Carvalho, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O  Sala Debate visa o intercâmbio de ideias sobre temas de relevância pública a partir do diálogo entre diferentes interlocutores, de diversas áreas de atuação. É exibido às terças-feiras, às 21h, pelos canais 87 (NET) e 08 (SKY). Os programas também podem ser assistidos via internet, depois da exibição, pelo canal do Futura no Youtube e no aplicativo Futura Play.

Assista o episódio

Texto de André Bezerra, ICIT.