sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEventos

Chamada de Trabalhos para o Workshop IMS/CHESS

Em nome da coordenação do programa de intercâmbio Brasil-Suécia (IMS/CHESS), em vigência desde 2007, e desde 2013 financiado conjuntamente pela CAPES e STINT (“The Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education”), gostaria de convidar os professores dos programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ), do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FioCruz), bem como seus respectivos alunos de mestrado e doutorado a participarem da oficina de trabalho intitulada “5th  IMS/CHESS WORKSHOP”, que ocorrerá no período de 5 a 7 de abril de 2017. O convite também é aberto à recém-doutores dos programas de pós-graduação supracitados, bem como aos alunos de doutorado em regime “sanduíche” e pós-doutores que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa no âmbito desses programas.

As inscrições serão gratuitas, porém infelizmente não há recursos do projeto CAPES/STINT, no lado brasileiro, para financiar passagens ou estadia dos participantes.

Temas prioritários: inspirado nas linhas de pesquisa do CHESS e do IMS, que motivaram a realização desta colaboração internacional, o tema principal da oficina tem sido denominado de forma recorrente “Health and Society”. Este tema abrangente engloba várias linhas de pesquisa, e.g. (em inglês):

• Domestic/Urban Violence
  • Income inequality, segregation and health
  • Ethnicity/race and health
  • Work and health
  • Social determinants of health
  • Environmental health

Formato: Em todos os dias da oficina, haverá palestras de pesquisadores “seniors”, mescladas com apresentações orais dos alunos de pós-graduação e recém-doutores, cujos trabalhos sejam selecionados. As palestras terão duração de 40 minutos, enquanto as apresentações orais serão de no máximo 30 minutos. Após cada apresentação oral, de no máximo 15 minutos, haverá um debate com pesquisadores indicados previamente, e com a audiência, de mais 15 minutos. Idealmente, os palestrantes devem ter um mínimo de fluência em inglês, entretanto, um bom conjunto de “slides” em inglês e um mínimo de fluência na língua inglesa são suficientes para as apresentações orais. É importante considerar que está previsto um debate, na língua inglesa, após as apresentações;

Inscrições e local do evento: As inscrições poderão ser feitas via internet, na página do evento (http://www.ims.uerj.br/workshopimschess/), sem custo, de 06/03/2017 até 25/03/2017. O evento será realizado no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado no Centro da Cidade, Rio de Janeiro. Detalhes das inscrições serão anunciados em breve.

Seleção de trabalhos: O prazo máximo para envio de resumos das apresentações orais será 22/03/2017. A comissão científica do evento, composta por pesquisadores suecos e brasileiros, realizará a seleção dos trabalhos. Os resumos devem conter no máximo 300 palavras, na língua inglesa. Em breve mais detalhes sobre como submeter os resumos serão anunciados. Após a decisão sobre os trabalhos a serem apresentados na oficina, debatedores serão designados a partir da lista de pesquisadores “seniors” brasileiros e suecos. Os autores dos trabalhos selecionados deverão encaminhar um texto de no máximo sete páginas, para o debatedor designado, até o dia 26/03/2017.

Trabalhos de pesquisadores “seniors”:  A comissão científica do evento é encarregada da organização das apresentações de pesquisadores “seniors”. Desde já, aceita-se sugestões de palestras de relevância, de acordo com os temas acima.

Atividades Sociais: Algumas atividades sociais serão organizadas durante o evento. Até o momento cogita-se: (i) um passeio na trilha da Pedra do Telégrafo, na Barra de Guaratiba; e (ii) um jantar, provavelmente na região do Porto do Rio, após os trabalhos do segundo dia do evento. Mais detalhes das atividades sociais serão anunciados em breve. Perguntas e dúvidas devem ser endereçadas para chess-brasil@ims.uerj.br.