sexta-feira, abril 19, 2024
Eventos

Seminário Comemorativo de 20 anos do Projeto Integralidade

Chamada de resumos para a 18ª edição do Seminário do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde se encerra no dia 30 de setembro. O evento comemora 20 anos de existência cumprindo seu desígnio ético-político com uma dupla finalidade: afirmar o imperativo categórico do princípio da integralidade como reafirmação do direito à saúde, como direito humano ao cuidado, com a centralidade no usuário e de sua participação no projeto terapêutico a ele destinado; e comunicar publicamente o conhecimento produzido, fruto de suas atividades indissociáveis de formação, pesquisa e extensão, sobre formas alternativas de compreender e agir em relação à integralidade. O grupo desenvolve metodologias capazes de se constituir como um conceito operatório para a ideia de atenção integral, uma definição construída a partir das práticas e das relações, na qual as pessoas, as instituições e os serviços possam se reconhecer.

Com o tema central NATALIDADE E O SUS: PENSAR INÍCIOS E (RE)COMEÇOS NO CUIDAR, o evento pretende reiterar a vocação reflexiva e crítica sobre integralidade a partir da promoção de um debate intenso e atualizado sobre os elementos constitutivos dos saberes e práticas que orientam sua efetivação no cotidiano das instituições, quais sejam: o direito à saúde, o trabalho em equipe participação e espaços públicos e a experiência humana como fonte do pensar e do agir para sua constituição. A partir de uma perspectiva arendtiana, pensar o nascimento pode significar uma abertura compreensiva sobre os problemas recorrentes e crescentes da vida e da saúde. Hannah Arendt, em sua obra A Condição Humana, configura o “ser para o início”, ou seja, a natalidade, como o começo de um ser no mundo humano, entre os demais.

Nesse sentido, o princípio do começo, o initium, condiciona todas as atividades humanas, em especial a ação. Ao invés de um ser humano nascer para morrer, revelando sua finitude, esse ser pode iniciar e (re)começar algo novo, ainda que impensável. A coexistência de vidas humanas em liberdade gera novas iniciativas, logo a natalidade do ser é uma das condições da existência humana, que conjuntamente com a vida, a mortalidade, a mundanidade e a pluralidade conferem os atributos do cuidar no e com o mundo por nós habitado. Não por acaso, a ideia de ação tem no princípio da integralidade do SUS o cuidado como amálgama de práticas políticas nas quais o pensamento, o discurso e os saberes são visibilizados no espaço público, incluindo agentes, instituições, serviços, coletividades e comunidades.

Os organizadores apostam que essa temática pode alargar a mentalidade para compreender, numa fusão de horizontes de natureza ético-político-pedagógica, um dos eventos mais extremos vivenciados pela saúde pública brasileira e no mundo, que é a pandemia da Covid 19. Trata-se do maior desafio de superação humana na contemporaneidade, que tem na ação política o meio e o fim para deter sua ascensão, como peste do século XXI.

No contexto da pandemia de Covid-19 e a recomendação de distanciamento social, toda programação pré e seminário será realizada de maneira remota, utilizando as tecnologias de comunicação como Google Meet, Zoom ou similares para a realização das conferências, mesas, sessões coordenadas e outras atividades do evento. A Comissão Organizadora enviará previamente para os inscritos os links de cada atividade.

Será a primeira versão ON-LINE do seminário; mantendo, entretanto, a tradição de oferecer a inscrição gratuitamente para participação em todas as atividades programadas, fundamentadas nas funções essenciais da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Minicursos, ateliês, ágoras, apresentação de trabalhos e mesas de debates compõem o elenco de atividades, todas oferecidas de maneira remota, apoiada por instituições parceiras que compõem a Rede de Pesquisa Multicêntrica Incubadora da Integralidade, criada como dispositivo de movimento das ações do projeto.

Confira a programação do completa e inscreva-se no AQUI.