IMS debate a pandemia

O Instituto de Medicina Social vai promover, a partir do dia 11 de maio, uma série de lives para debater a pandemia da COVID-19. Os eventos serão transmitidos pelo canal do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do IMS/UERJ no Youtube. Para assistir, basta acessar, no dia e hora da transmissão, o Canal PPGSC IMS-UERJ.

Confira a programação

11/05/2020 – SEG – 15:00 às 17:00
O IMS debate a pandemia:
Fila única como estratégia de acesso equânime e garantia do direito a saúde
Entrevista com Leonardo Mattos
[Assista a transmissão gravada]
Site da Frente unificada por políticas públicas solidárias que garantam, durante a pandemia, o acesso universal e igualitário aos serviços hospitalares através do SUSwww.vidasiguais.com.br/

18/05/2020 – SEG – 15h-17h
O IMS debate a pandemia: O desafio da saúde mental
Mesa-redonda com:
Rossano Cabral Lima (Prof. Associado e Vice-Diretor do Instituto de Medicina Social – IMS/UERJ): Impactos da Covid-19 na saúde mental e na Rede de Atenção Psicossocial.
Sandra Fortes (Profa. Associada/Faculdade de Ciências Médicas /UERJ, Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde): Saúde mental e COVID-10: estratégias de apoio e enfrentamento para pacientes, familiares e profissionais em unidades não hospitalares.
Cláudia Miliauskas (Profa. Assistente da Faculdade de Ciências Médica da UERJ, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – IMS/UERJ): Inovando o cuidado em saúde mental em tempos de pandemia: a experiência na Policlínica Piquet Carneiro.

Debatedores:
Maurício de Assis Tostes (Psiquiatra, Chefe do Serviço de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ – HUCFF-UFRJ)
Luciana Togni de Lima e Silva Surjus (Profa. do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, UNIFESP – Campus BS, Coordenadora Região Sudeste – Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME)

Coordenação:
Claudia de Souza Lopes (Profa. Titular, Diretora do Instituto de Medicina Social – IMS/UERJ)

25/05/2020 – SEG – 15h-17h
Experiências reais na gestão no enfrentamento da COVID-19
Relato de experiência com profissionais da Saúde que trabalham na pandemia
[Assista a transmissão gravada]
Ariadne Sá – Mestranda do IMS/UERJ; Supervisora Médica Regional na Coordenação de Área Programática 3.3 da SMS-RJ
Izabel Mendonça – Doutoranda do IMS/UERJ; Secretaria Municipal de Saúde de Paraíbado Sul e Representante da Região Centro-Sul na CIB-RJ
Mariana Scardua – Mestre em Saúde Pública; Médica do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da FCM/UERJ; Ex-Subsecretária de Gestão da Atenção Integral à Saúde da SES-RJ
Luiz Octávio Martins – Mestrando do IMS/UERJ; Ex-Chefe de Gabinete da  Subsecretaria de Gestão da Atenção Integral à Saúde da SES-RJ; Assessor da Subsecretária de Regulação da SMS-RJ

Moderador:
Eduardo Levcovitz – Professor do IMS/UERJ.

01/06/2020 – SEG – 15h-17h
Aumento da violência doméstica durante a pandemia de COVID-19

Debatedoras:
Maria Luiza Heilborn (IMS/UERJ)
Maria Fernanda T. Peres (Medicina Preventiva/USP)
Maria Helena Hasselmann (UERJ)

Palestrantes:
Claudia Leite de Moraes (IMS/UERJ): A covid-19 no Brasil: terreno fértil para o aumento da violência contra mulheres, crianças e idosos
Fernanda Serpeloni (IFF/FOCRUZ): Considerações sobre a violência online contra crianças e adolescentes na COVID-19
Ricardo de Mattos Russo Rafael (Faculdade de Enfermagem/ UERJ): Apontamentos sobre o estudo de violências em mulheres transexuais no contexto da pandemia.
Marina Maria Baltazar de Carvalho (GVDANT – Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis): Vigilância das violências em tempos pandemia: estratégias e desafios

Moderadora:
Emanuele S. Marques (IMS/UERJ)

08/06/2020 – 15h
O IMS na mídia – modo de uso
Relato de experiência com professores do IMS: Mario Dal Poz, Gulnar Azevedo e Guilherme Werneck.

15/06/2020 – 15h
O IMS debate a pandemia:
A Medicina Social latino-americana e as políticas globais da Covid-19 – lições do Brasil
Debate com: Dominique Behague (Vanderbilt University / King’s College, Londres), Kenneth Camargo (IMS-UERJ) e Sebastian Fonseca (King’s College Londres)
Moderador/debatedor: Francisco Ortega (IMS-UERJ)

22/06/2020 – 15h
Justiça e Direitos Reprodutivos