quinta-feira, abril 25, 2024
Eventos IMS

O IMS debate a pandemia no dia 18/12 traz o tema Entre a pandemia e o “revogaço”: pesquisa, formação e cuidado no campo da Reforma Psiquiátrica Brasileira

Dia 18/12/2020 – das 10h às 12h. Transmissão ao vivo no canal PPGSC IMS-UERJ do Youtube. [ Assista a transmissão gravada ]

No atual cenário de ameaças à RAPS e de persistência da pandemia de Covid-19 e aprofundamento de seus impactos psicossociais, a Universidade brasileira é convocada a ser protagonista na defesa dos princípios e conquistas da Reforma Psiquiátrica, bem como na superação dos obstáculos conjunturais e estruturais que limitam o avanço dos serviços substitutivos, sempre em parceria com os trabalhadores, gestores e usuários do SUS.

O último evento da série O IMS debate a pandemia em 2020, com o tema Entre a pandemia e o “revogaço”: pesquisa, formação e cuidado no campo da Reforma Psiquiátrica Brasileira, terá como expositores:

Sonia Barros
Graduada em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Titular, Sênior, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP. Coordena o grupo de Pesquisa Enfermagem e Políticas e Práticas de Saúde Mental. Membro da WAPR-Brasil.

Simone Paulon
Psicóloga (PUCRS), analista institucional, mestre em Educação (UFRGS), doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) e pós-doutora em Psicologia (UFRN/Alma Mater Studiorum, Università di Bologna – UNIBO). Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Coordenadora do grupo INTERVIRES: Pesquisa-Intervenção em Políticas Públicas, Saúde Mental e Cuidado em Rede.

Vinícius Vieira
Graduado em Medicina pela UNCISAL, com Residência em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFPE. Mestre em Atenção Psicossocial pelo IPUB/UFRJ. Doutorando em Bioética pela UnB (DINTER – UNB/UFPE). Professor do curso de medicina do CAA da UFPE, onde coordena o estágio de saúde mental do internato. Preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do NCV/UFPE (Caruaru-PE). Trabalha no CAPSi Professor Zaldo Rocha e no CAPS AD III Luiz Cerqueira (infanto juvenil) em Recife – PE. Membro da WAPR-Brasil.

Debatedora
Éllen Ricci
Terapeuta Ocupacional graduada pela USP. Mestra e Doutora pela Faculdade de Ciências Médicas – Dep. de Saúde Coletiva – Unicamp; supervisora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental UNICAMP entre 2014 e 2019; Supervisora de Caps I, AD e IJ na região de Piracicaba e Rio Claro entre 2018 e 2019. Docente efetiva do curso de Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas – RS.

Rossano Cabral Lima
Psiquiatra. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professor Associado do Instituto de Medicina Social da UERJ, do qual é Vice-Diretor desde 2016. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Infância e Adolescência (LEPSIA/IMS). Membro da Rede de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (RJ), da WAPR-Brasil e do GT Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Pediatria.