quinta-feira, abril 18, 2024
Mais Notícias

Lançamento do livro “Formação de lideranças na Educação de Profissionais de Saúde: novos currículos, novas abordagens”

Organizadores: Adriana Cavalcanti Aguiar, Mario Roberto Dal Poz e Roberto José Avila Bezerra
Publicação: Editora Appris
Data e horário: 30/06/2021, às 18 horas.
Transmissão pelo canal PPGSC IMS-UERJ no Youtube

O livro enfoca a relação entre saúde e educação superior no Brasil, incorporando elementos das teorias contemporâneas de currículo, aprendizagem de adultos, métodos ativos de ensino-aprendizagem e de avaliação. Seus autores atuam no ensino na área de saúde, na graduação e na pós-graduação, trazendo provocações que envolvem novas tecnologias e a utilização da educação a distância (EaD) na formação de lideranças em saúde.

Analisando a relação entre educação e trabalho, aplicam conhecimentos a temas como a saúde do adolescente, a atenção a populações de rua, a saúde indígena, a vigilância em saúde e a prevenção do suicídio, que colocam importantes desafios à elaboração de currículos. A produção reunida na obra valoriza a necessária integração entre teoria e prática na formação profissional em saúde e o papel ativo do estudante, propondo novos formatos de curso, com olhar sensível e socialmente comprometido. Avançando no diálogo entre áreas clínicas e a Saúde Coletiva, os capítulos valorizam a atenção ao indivíduo e às comunidades. Além disso, enfrenta o desafio de projetar modelos de avaliação coerentes com as inovações no ensino, enfocando a avaliação formativa e a avaliação de egressos. Novas temáticas crescem em relevância a partir da experiência brasileira de ensino na pandemia de Covid-19, que instiga as instituições de ensino superior a desenvolverem novos formatos para oferta de cursos.

A publicação é derivada das dissertações dos alunos do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSC-IMS/UERJ).