quinta-feira, abril 25, 2024
Destaques

Lançamento da pesquisa nacional “A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?”: assista ao debate e saiba como participar

A pesquisa “A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?”, organizada pelo Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Observatório do Conhecimento e Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo, foi lançada nesta quinta-feira (19/08). O estudo pretende recolher relatos de docentes e pesquisadores de instituições de ensino superior para mapear casos de ameaça e violação à liberdade de ensino e pesquisa.

O questionário está disponível aqui, leva cerca de 12 minutos para ser respondido e pode ser feito de forma anônima.

Debate

A cerimônia online contou na abertura com a participação da antropóloga Maria Filomena Gregori, coordenadora do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC, e de Maria Clara Santos, do Observatório do Conhecimento. Elas abordaram a importância do estudo no momento em que as instituições democráticas e os espaços de ensino, pesquisa e ciência estão sob ataque.

Na sequência, foi a vez de docentes e pesquisadores vítimas de ameaça e intimidação apresentarem seus relatos pessoais. Expuseram detalhes das situações que viveram a antropóloga Debora Diniz, o epidemiologista Pedro Hallal, o jurista Conrado Hubner Mendes e a procuradora Deborah Duprat. Estiveram também presentes a socióloga Fernanda Sobral e a antropóloga Miriam Grossi.

Assista à íntegra do evento abaixo.