quarta-feira, abril 24, 2024
Mais Notícias

IMS na mídia: professor Mario Dal Poz conversou com a TV Unifase sobre o impacto da variante Delta do coronavírus nos serviços de saúde

A Delta já é responsável por 86% dos casos de Covid-19 no Rio de Janeiro, considerado o epicentro da variante no Brasil. A informação é da Rede Corona-Ômica, que faz o monitoramento genômico da pandemia. A rapidez do domínio da cepa impressiona: em junho, a Delta representava apenas 6% dos casos no Estado. Mas o avanço já era esperado, uma vez que a variante, que surgiu na Índia, é comprovadamente mais transmissível. Os pacientes também têm apresentado maior carga viral. O comportamento da Delta foi semelhante em outros lugares do mundo. A cepa já se tornou predominante em pelo menos 61 países, provocando uma nova elevação de casos em nações que já consideravam a pandemia controlada, como Estados Unidos e Israel. O médico Mário Roberto Dal Poz, ex-coordenador do programa “Health Workforce Information and Governance” da Organização Mundial da Saúde, e professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), alerta que a vacinação é fundamental, mas que não pode ser a única ação de combate ao coronavírus: precisa estar associada aos cuidados de prevenção (máscara, distanciamento, higiene das mãos) e a uma campanha combinada de conscientização e medidas de controle. Dal Poz aborda ainda a pressão que a Delta representa sobre todo o sistema de saúde, incluindo uma competição por leitos e profissionais de saúde em relação aos pacientes com outras enfermidades, que tentavam agora retomar seus tratamentos e exames suspensos nas fases anteriores da pandemia.

Fonte: TV Unifase