sexta-feira, abril 19, 2024
Mais Notícias

Liga de Startups Saúde UERJ: de 11 a 26 de setembro; professor Fabiano Gomes (IMS) participa

A Liga de Startups Saúde UERJ começa neste sábado e vai até o dia 26 deste mês. A iniciativa, que envolve alunos de graduação e professores de diferentes áreas da universidade, terá palestras exibidas online. O professor Fabiano Gomes (IMS/UERJ) participa do evento.

Leia abaixo mais sobre o evento e confira a programação.

Uerj: maratona virtual busca soluções para suas unidades de saúde

9 de agosto de 2021

Quando uma empresa percebe deficiências nos seus processos de trabalho, costuma empregar um novo profissional ou contratar uma consultoria. Mas a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) pensou diferente. Para resolver questões do Hospital Universitário Pedro Ernesto (FOTo) e da Policlínica Piquet Carneiro, lançou o desafio a seus alunos e professores: encontrar soluções inovadoras por meio de uma maratona virtual, nos moldes de um hackathon. Assim surgiu a Liga de Startups Saúde Uerj, que está com inscrições abertas de 9 a 25 de agosto (para a comunidade da Uerj) e acontecerá entre os dias 11 e 26 de setembro.

Os participantes enfrentarão a missão de criar projetos capazes de atender às demandas dessas duas unidades de saúde da Uerj. Na primeira etapa, nos dias 11 e 18 de setembro, receberão treinamento com profissionais e lideranças variadas sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o mundo do empreendedorismo e como transformar ideias em soluções concretas. Já na segunda etapa, nos dias 25 e 26 de setembro, acontece a maratona propriamente dita, com o trabalho das equipes no desenvolvimento das soluções e sua apresentação à comissão julgadora.

As duas equipes vencedoras terão oportunidade de desenvolver e implementar seus projetos com apoio do Departamento de Inovação da Uerj (InovUerj), além de faturarem troféus, prêmios em dinheiro e vales-compra para cada integrante. O evento contará com dez equipes multidisciplinares, cada uma com cinco estudantes e um professor. Haverá palestras abertas ao público, como a do dia 25 de setembro, com a campeã olímpica de vôlei de praia Jaqueline Silva.

A iniciativa pretende contribuir ainda para o processo de ensino-aprendizagem, estimulando o trabalho em equipe e o desenvolvimento de produtos digitais.

– O empreendedorismo e a inovação fazem parte desse ecossistema movido por uma hélice tripla, representada pela universidade, sociedade e governo. Estamos semeando este conceito entre professores e alunos, com a parceria da sociedade civil – explica Maria Isabel de Castro, uma das organizadoras do evento e professora da faculdade de Odontologia da Uerj.

– Assim, incentivamos nossa comunidade a pensar fora da caixinha em prol das duas unidades de saúde, Hupe e PPC, que fazem um trabalho importantíssimo de combate à Covid-19 – conclui.

Informações e inscrições (só para alunos e professores da Uerj): 09 a 25 de agosto em http://ligastartupsaude.teleodonto.uerj.br

Palestras abertas ao público no YouTube – Núcleo de Teleodonto, da Faculdade de Odontologia da Uerjhttps://bit.ly/3xfb8Nh

• 14/9, das 19h às 20h / José Alberto S. Aranha, Assessor de Inovação da Diretoria Regional do Senac RJ, Fundador do Instituto Genesis (PUC/RJ). “Empreendimentos de parcerias na área da Saúde – Bem-estar”
  • 15/9, das 19h às 20h / Luciana Hauaji Lima Machado, Consultora Sebrae. “Como criar uma startup?”
  • 16/9, das 19h às 20h / Ladmir Carvalho, Presidente Alterdata Software. “O case Alterdata, erros e acertos”
  • 20/9, das 19h às 20h / Juliana Alencar, Sócia e Chief Culture Officer da StartSe. “O segredo das empresas inovadoras”
  • 22/9, das 19h às 20h / Paulo Spacca, Presidente Associação Brasileira de Internet das Coisas. “IoT – você usa e nem sabe como e o que é”
  • 23/9, das 17h às 20h / Evento G-10. “Encontro de Empresários G10 – Inteligência Artificial”
  • 24/9, das 19h às 20h / Evaldo Pedrosa & Kaique Sbampato,
    Coordenador Academy Sai do Papel & Curadoria Rio Innovation Week
    “Como criar e capturar valor através do empreendedorismo e da inovação?”
  • 25/9, às 9:30h / Jackie Silva, medalhista olímpica

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro