sexta-feira, abril 19, 2024
Mais Notícias

IMS na mídia: professores Gulnar Azevedo, Guilherme Werneck e Mario Dal Poz conversaram com diferentes veículos de comunicação sobre Covid-19

Negacionismo fatal: Estudo comprova impacto da falta de coordenação federal na alta mortalidade por covid no Brasil – O Dia – 22/03/2022

“Os autores fizeram uma revisão de muitos estudos e demonstraram que a campanha de negação científica comandada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e a desinformação sobre o uso de medicamentos sem efeito, incluindo a automedicação (kit-covid), estão entre as principais causas da gravidade da situação da pandemia no Brasil”, explica Mario Dal Poz, doutor em saúde pública e professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Matéria completa aqui

Após flexibilização, cientistas recomendam máscaras em escolas e transporte – Uol – 09/03/2022

Gulnar Azevedo, professora de Epidemiologia da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), cita o transporte público, hospitais e escolas como ambientes de alto risco de contaminação. A médica observa que as crianças ainda têm baixos índices de imunização e que, em unidades de saúde, há pessoas debilitadas por outras doença.

Leia aqui a matéria completa

Máscara deixa de ser obrigatória na cidade do Rio de Janeiro – Folha de São Paulo – 07/03/2022

O epidemiologista Mario Dal Poz diz, porém, que a liberação das máscaras deveria ser feita de maneira progressiva. “Poderia primeiro flexibilizar para bares e restaurantes que já estão com mesa na rua e para ambientes amplos, como estádios de futebol. A cada semana, poderiam ir liberando e esclarecendo a população”, diz ele, que é professor do Instituto de Medicina Social da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Confira a reportagem completa.

RJ dará autonomia para cidades abolirem máscaras em ambiente fechado – Folha de São Paulo – 03/03/2022

Já para a epidemiologista Gulnar Azevedo, a prefeitura deveria esperar mais um pouco para liberar o uso de máscaras. “A liberação do uso de máscaras tem que acompanhar não só a situação da vacinação e a necessidade de internação de pessoas, mas também o que houve de aglomeração nesses dias de Carnaval”, diz Azevedo, que é professora do Instituto de Medicina Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Leia a matéria na íntegra

Verificamos: Em vídeo, médico usa informações fora de contexto sobre imunidade natural e vacinação em crianças – Agência Lupa – 07/02/2022

De acordo com o médico e epidemiologista Guilherme Werneck, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as novas variantes do SARS-CoV-2 são capazes de escapar da imunidade natural e eventualmente também da vacinal. “O que vemos é que quem foi vacinado transmite menos do que as pessoas que não tomaram a vacina”, afirmou. Segundo o professor, a vacina não impede totalmente que uma pessoa não adquira uma infecção. “Mas quem tomou todas as doses tende a transmitir menos”.

Confira a reportagem completa

Desinformação e estoque baixo atrapalham vacinação de crianças contra covid-19 – UOL – 04/02/2022

O médico Guilherme Werneck, doutor em Saúde Pública e Epidemiologia pela Universidade de Harvard (EUA), afirma que tanto a Coronavac quanto a Pfizer foram aplicadas em milhões de crianças de vários países e os efeitos colaterais são raríssimos. “O risco que a criança tem de desenvolver um problema pela vacinação é ínfimo em relação ao risco de ser hospitalizada pela covid. O custo benefício é excelente. Não tem nenhum motivo para não vacinar as crianças”, diz.

Leia a matéria completa aqui.

Com ômicron, Covid pode avançar para o interior do RJ, dizem especialistas – Folha de São Paulo – 27/01/2022

A epidemiologista Gulnar Azevedo também diz que é provável que haja uma interiorização de casos e de internações nos próximos dias. “Como na capital a circulação da ômicron começou primeiro, é esperado que após um pico de internações a curva comece a cair, mas nos municípios fora da capital a transmissão pode estar ainda em forma ascendente”, diz ela, que é professora do Instituto de Medicina Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Confira a matéria completa aqui.

7 estados têm cenário crítico em UTIs pediátricas para Covid – Folha de São Paulo – 26/01/2022

O pediatra e epidemiologista Mario Dal Poz, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), diz que a pouca oferta de UTIs infantis é outro problema. “A maioria delas é privada, mas no setor público há um número baixo”, afirma ele, acrescentando que isso ocorre porque a instalação e a manutenção desses leitos custam caro ao poder público.

A íntegra da matéria pode ser lida aqui.

Ômicron é o fim da pandemia ou levará hospitais ao colapso? As dúvidas que ainda permanecem sobre nova variante – BBC Brasil – 14/01/2022

O médico Guilherme Werneck, professor de epidemiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca que ainda não se sabe muito bem os motivos dessa taxa de hospitalização mais baixa observada até agora. “Será que essa menor replicação do vírus nos pulmões tem a ver com a imunidade anterior, obtida pela vacinação? Ou é uma característica própria dessa variante? Precisaríamos comparar o que acontece entre quem tomou ou não as doses para entender melhor tudo isso”, questiona.

Leia a reportagem completa aqui.

Ômicron: Rio vive uma explosão de casos de Covid e tem aumento de 6.778% em 20 dias – Extra – 06/01/2022

Gulnar Azevedo, professora de epidemiologia da Uerj e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), destaca que o bloqueio vacinal tem se mostrado efetivo contra a variante até o momento.

Leia mais aqui.

Casos confirmados de covid-19 no Estado do Rio aumentam 386% nos primeiros dias de 2022 — Bandnews FM – 05/01/2022

Para o médico sanitarista e professor da Uerj, Mario Dal Poz, o aumento aconteceu por causa das comemorações de réveillon e da flexibilização das medidas restritivas.

Leia e ouça a reportagem aqui.

Pelo menos oito cidades cancelam as festas de carnaval de rua no Rio – Band – 05/01/2022

“Diante da instabilidade epidemiológica que a gente se encontra, pelo crescimento e expansão da variante Ômicron, e ainda a persistência da epidemia da Influenza, eu penso que a decisão que o prefeito do Rio tomou e que outras prefeituras estão tomando de suspender o carnaval de blocos e livre manifestação nas ruas, está na direção correta. Apenas eu faria uma observação de que talvez não faça sentido e seja contraditório suspender as atividades ao ar livre que são, claramente, pontos de concentração, de aglomeração, e liberar atividades e eventos em ambientes fechados, em que vão se reunir dezenas, centenas, de pessoas em um clube, ou em um ambiente fechado. A possibilidade de contaminação, se houver uma pessoa apenas, mesmo que esteja sem sintomas, uma pessoa que esteja carregando o vírus, esse vírus vai se espalhar, afirmou o Dr. Mario Dal Poz, médico sanitarista, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ.

Confira aqui a matéria na íntegra

Segundo caso da Ômicron é confirmado no Rio – Band – 03/01/2022

“Ela é muito mais agressiva em termos de contaminação, disseminação, e aparenta ser um pouco menos agressiva em termos de quadro clínico. Exceto naquelas pessoas que não tenham a vacinação completada ou não tenham vacinação nenhuma. Os casos estão aumentando e a gente tem praticamente certeza de que eles vão aumentar”, explica o médico sanitarista Mario Dal Poz.

Leia a matéria completa

Vacina é a palavra que representa o ano de 2021 para os brasileiros – CNN Brasil – 03/01/2022

“Isso mostra de forma muito convincente que a população brasileira não só acredita nas vacinas como também quer se vacinar. E é muito bom ver que a ciência está vencendo e que os brasileiros e brasileiras estão entendendo que se vacinar é a melhor forma de se proteger e preservar quem está em volta”, destaca Gulnar Azevedo, professora de epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Confira a matéria na íntegra

No Rio, 30% das cidades ainda não têm metade da população com duas doses da vacina contra Covid-19 – Extra – 07/12/2021

Diante da falta de estudos conclusivos sobre a Ômicron e os dados de vacinação, a epidemiologista Gulnar Azevedo, do Instituto de Medicina Social da Uerj, disse que a decisão da prefeitura do Rio de cancelar a festa de réveillon foi correta.

Leia a matéria na íntegra

Réveillon no Rio: o que especialistas opinam sobre manter queimas de fogos na cidade – G1 – 07/12/2021

O professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Mario Dal Poz afirmou que é “incompreensível” a liberação de fogos na Praia de Copacabana.

Clique aqui para ler a matéria

SP mantém nível de isolamento superior ao período pré-pandemia – R7 – 29/11/2021

Além dessas causas da mudança na mobilidade urbana, a principal delas, a Covid-19, ainda alerta epidemiologistas por sua imprevisibilidade. Como exemplo, os técnicos citam a alta de casos em diversos países da Europa e em regiões dos EUA com taxas de vacinação semelhantes às do Brasil. “A gente não controlou a pandemia completamente. Existem muitas incertezas em relação a vários aspectos, principalmente em relação ao grau de duração da proteção da imunidade fornecida pela vacina e também pela infecção”, explica o epidemiologista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Guilherme Werneck. 

Leia a matéria completa

Europa enfrenta resistência da população para combater a Covid – R7 – 27/11/2021

Além das reuniões sociais em ambientes sem tanta circulação de ar, o professor do Instituto de Medicina Social da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Mario Dal Poz alerta para o movimento antivacina — popularmente chamado de antivax — na Europa. “O movimento antivax existe na Europa há algum tempo associado, ou não, aos movimentos contra ações do Estado. Isto é, ele tem um aspecto político em relação ao Estado ter controle ou não sobre a ação das pessoas”, conta Dal Poz em entrevista ao R7.

Confira a matéria aqui.

“Não vacinem as crianças, não vacinem os adolescentes, eles têm imunidade boa, a imunidade deles é alta (…)” – Agência Lupa – 18/11/2021

A informação analisada pela Lupa é falsa. O epidemiologista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Guilherme Werneck ressalta que crianças têm um sistema imunológico que está em desenvolvimento. Eventualmente, ele pode ser melhor do que o de uma pessoa idosa. Contudo, isso não garante que estejam protegidos da infecção contra a Covid-19. 

Leia mais aqui

Covid-19: como se determina o fim de uma pandemia – BBC Brasil – 10/11/2021

“Estamos de fato na melhor fase desde o início de 2021, com um decréscimo imenso em casos, hospitalizações e óbitos. Mas os anúncios de que ninguém morreu de covid-19 devem ser analisados com cautela, até porque existe um atraso nas notificações”, pondera o médico Guilherme Werneck, membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Leia a reportagem completa

Com fila por leitos zerada, Rio já fechou nove das dez alas de UTI Covid-19 – Extra – 23/10/2021

Embora reconheça que a situação da Covid-19 no estado esteja consideravelmente mais tranquila, a epidemiologista Gulnar Azevedo, do Instituto de Medicina Social da Uerj, ressalta que ainda não é possível considerar a pandemia controlada no Rio, tampouco no país.

Leia a matéria na íntegra

Especialistas defendem conjunto de indicadores para liberar uso de máscarasCNN Brasil – 21/10/2021

Para Gulnar Azevedo, membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a liberação do uso de máscaras deve ser a última etapa de flexibilização.

Leia aqui a matéria completa

Verificamos: Não há provas de que imunidade gerada pela infecção por Covid-19 é melhor do que a da vacina – Agência Lupa – 19/10/2021

Na avaliação do epidemiologista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Guilherme Werneck, mesmo sem consenso até o momento, a comparação entre as formas de imunidade, como feita no vídeo, é pouco frutífera. “Ainda que a imunidade adquirida pela infecção seja mais duradoura, qual seria o custo disso? Se existe uma infecção que tem potencial de causar hospitalização, morte e, eventualmente, sequelas de longo termo, você quer evitar essa doença. Você quer que todos tenham uma imunidade para se protegerem dessa infecção e é isso que as vacinas fazem”, explica.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Covid-19: mais de 160 mil idosos no Rio estão com a terceira dose da vacina atrasada – Extra – 12/10/2021

Para Gulnar Azevedo, professora de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Uerj, o alto número de idosos que ainda não retornaram aos postos de imunização pode ser fruto do não entendimento da importância da terceira dose, de problemas de locomoção e até do agravamento do estado de saúde:

Leia a matéria aqui.

Covid fora dos trilhos – Uol – 05/10/2021

De acordo com a cientista Gulnar Azevedo, professora de epidemiologia da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o cenário descrito pela reportagem é “gravíssimo”. “A gravidade disso tudo é que, embora as nossas curvas estejam desacelerando, não dá para ter um trem sem ventilação e com as pessoas sem distanciamento, ainda mais sem usar máscara”.

Leia a reportagem completa

Juristas e infectologistas criticam suspensão do passaporte da vacina no Rio – Correio do Povo – 30/09/2021

Mario Roberto Dal Poz, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj
Essa decisão do desembargador é estapafúrdia. Ela contraria todos os princípios e normas da saúde pública. Ele não consultou nenhuma das autoridades sanitárias. Ela põe em risco os avanços que nós estamos tendo com a vacinação, com a redução de mortalidade, com a redução de óbitos e com a redução de internações.

Leia aqui a matéria

Hospital Ronaldo Gazolla deixa de ser exclusivo para a Covid-19 e volta a fazer outros atendimentos a partir de sexta-feira – Extra – 29/09/2021

Epidemiologista e professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo vê com bons olhos a iniciativa de reconversão de leitos, mas destaca que a prefeitura precisa ter um plano bem definido para o caso de a Covid-19 voltar a causar pressão hospitalar.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra

Covid-19: quando vem a imunidade coletiva? – Veja Saúde – 29/09/2021

Os índices esperados para alcançar a imunidade coletiva ou de rebanho em relação ao coronavírus mudaram desde o início da pandemia. Bom lembrar que a obtenção desse status, em que a maioria da população está protegida contra o vírus, depende da quantidade de pessoas vacinadas contra ele e da queda na sua taxa de transmissão, segundo o epidemiologista Guilherme Werneck, professor do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Leia mais aqui

Verificamos: Vídeo viral de professora canadense traz informações falsas sobre vacinas contra a Covid-19 – Agência Lupa – 17/09/2021

O uso do termo “experimental” aplicado às vacinas contra a Covid-19 é “completamente inadequado” e não tem base científica, defendeu o epidemiologista Guilherme Werneck em outra checagem da Lupa. “Seriam experimentais se as vacinas não tivessem sido aprovadas em protocolos de ensaios clínicos que respeitam aquilo que é feito para o uso em populações. Mas elas cumpriram todos os requisitos. Essa é uma ideia que só contribui para diminuir a adesão das pessoas à imunização”, critica o epidemiologista.

Leia aqui a matéria

Imagem/ilustração Sars-Cov-2: Alissa Eckert, ilustradora do Centro de Controle e Doenças dos EUA (CDC)