quarta-feira, abril 17, 2024
Mais Notícias

Uerj consolida atividades da Cátedra Sérgio Vieira de Mello para acolhimento aos refugiados. Pesquisa do professor Eduardo Faerstein foi decisiva para reconhecimento da iniciativa, que inspirou lei recente do Estado do Rio. Saiba mais!

O recente assassinato do congolês Moïse Kabagambe no Rio de Janeiro, espancado aos 24 anos até a morte no dia 24 de janeiro deste ano, em um quiosque na Barra da Tijuca, após uma discussão em que exigia o pagamento por diárias atrasadas do seu trabalho, mobilizou a comunidade internacional. O crime traz à tona a importância de se pensar e propor soluções para a questão dos refugiados, diante de reações de xenofobia e violência. No meio acadêmico fluminense, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi a primeira instituição de ensino superior estadual a aderir, em 2017, à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, um convênio firmado entre a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur/ONU) e universidades brasileiras, que visa promover o ensino, pesquisa e extensão acadêmica voltados à população em condição de refúgio.

Leia o texto completo na Faperj.