quinta-feira, abril 25, 2024
Mais Notícias

“Chamar pelo nome”: leia artigo de Flávia Oliveira, no jornal “O Globo”, em que a jornalista cita artigo com autoria do professor Martinho Silva (IMS)

Em artigo publicado nesta sexta-feira (19/08) no jornal “O Globo”, a jornalista Flávia Oliveira aborda o uso e os sentidos das palavras na arena política e social. Em sua argumentação, ela cita artigo que tem o professor Martinho Silva (IMS) como um de seus autores.

Chamar pelo nome – Flávia Oliveira – O Globo – 19/08/2022

“Um mês atrás, os pesquisadores Helena Salgueiro Lermen e Martinho Braga Batista e Silva, do Instituto de Medicina Social da Uerj, e Adriana Kelly Santos, do Instituto Oswaldo Cruz, publicaram artigo sobre a dimensão política de expressões usadas para identificar indivíduos em confinamento e instituições que os abrigam. Substituir a palavra lepra por hanseníase ajudou a reduzir o estigma da doença. Trocar superlotação por superencarceramento guarda a intenção de, em vez de construir novas unidades para receber mais detentos, reduzir a aplicação de penas de privação da liberdade ou oferecer sanções alternativas. “Materiais educativos podem colaborar para que mudanças na terminologia governamental sejam incorporadas pelo público leigo. Essas mudanças podem legitimar discursos e procedimentos médico-sanitários, como também jurídico-penais”, defende o estudo.”

Leia aqui o artigo na íntegra.