quinta-feira, abril 25, 2024
Mais Notícias

Seminário Avançado da Disciplina “Organização do Cuidado e Qualidade da Atenção”: câncer de mama em debate. Confira avaliação dos participantes.

A disciplina “Organização do Cuidado e Qualidade da Atenção”, ministrada pela professora Roseni Pinheiro (IMS), realizou seminário no último dia 24/10 para discutir o cuidado ao câncer de mama no Rio de Janeiro. Participaram do evento Paulo Borges (Mestrando PPAS/IMS), Jefferson Almeida Silva (Doutorando PPAS/IMS), Iandara de Moura (Coordenadora de sistema de informações da Central de Regulação Ambulatorial do município do Rio de Janeiro), Luiz Fernando Rezende de Souza (Doutorando PPAS/IMS), Marcia Ney (Professora adjunta PPAS/IMS-UERJ e responsável pelo módulo APS da Disciplina Organização do Cuidado e Qualidade da Atenção). O IMS ouviu os participantes para avaliar o debate. Confira abaixo:

Paulo Borges (Mestrando PPAS/IMS) – “A regulação do acesso a serviços de saúde no Estado do Rio de Janeiro é um tema extremamente importante e atual no que tange à efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS). O seminário foi crucial para estabelecer que a regulação não existe sem a oferta de serviço, além de evidenciar os mecanismos regulatórios e as frentes de atuação do Estado e Municípios”. 

Jefferson Almeida Silva (Doutorando PPAS/IMS) – “A participação de Iandara de Moura, coordenadora de sistema de informações da Central de Regulação Ambulatorial do município do Rio de Janeiro, abrilhantou o seminário. Sua exposição brindou a todos os presentes com informações de qualidade sobre as características, desafios e gargalos do sistema de regulação estadual do estado do Rio de Janeiro, demonstrando as particularidades da gestão de vagas entre os distintos municípios fluminenses em sua relação com a administração estadual e federal.  A profissional apresentou também a complexidade do sistema de regulação em nível municipal. Destacou ainda as mudanças políticas e normativas sobre o setor nos últimos anos, bem como o impacto destas para o financiamento e seu consequente desenvolvimento, compartilhando com os participantes um conhecimento abrangente sobre a realidade do setor a partir dos longos anos de sua experiência profissional”.   

Iandara de Moura (Coordenadora de sistema de informações da Central de Regulação Ambulatorial do município do Rio de Janeiro, mestre em odontologia social pela UFRJ e especialista em administração hospitalar e auditoria de sistemas de saúde) – “Tive a oportunidade de participar como palestrante do Seminário Avançados da Disciplina: Organização do Cuidado e Qualidade da Atenção, cujo tema foi: ENCONTROS E DESENCONTROS NO CUIDADO NO CÂNCER DE MAMA NO RIO DE JANEIRO, com a abordagem sobre o sistema de regulação do estado do Rio de Janeiro à luz do direito à saúde na atenção primária da saúde. O seminário foi bem organizado, com importante participação dos alunos e professores presentes, com perguntas e reflexões pertinentes ao tema. Os alunos apresentaram conclusões elucidativas e dados complementares à apresentação. O seminário contou com a participação de usuárias que permitiu ponderações significativas sobre a realidade do itinerário terapêutico do paciente no sistema de saúde brasileiro”.

Luiz Fernando Rezende de Souza (Doutorando PPAS/IMS) “Os relatos das usuárias dos sistemas de regulação Tais Espírito Santo e Giselle do Nascimento Feitosa foram importantes e convergiram no que se refere ao tempo de atendimento na unidade indicada. No caso da usuária Tais, ela não procurou a rede mais próxima para ser atendida e fez os exames na rede privada, haja vista o histórico da doença na família, o que gerou maior apreensão para o início do tratamento. Já a usuária Giselle foi encaminhada por meio do SER para a unidade do INCA  Hospital do Câncer III e foi atendida em 15 dias. O seminário foi enriquecedor para todos os participantes já que as linhas de cuidado na saúde precisam se fortalecer e ser prioridade a todos os envolvidos no tratamento das doenças. Por fim, a participação da Professora Iandara de Moura foi esclarecedora, didática e de grande importância para a compreensão dos sistemas de regulação e suas implicações para os usuários e profissionais de saúde”.

Roseni Pinheiro (Professora Associada do DPAS/IMS e coordenadora da disciplina Organização do Cuidado e Qualidade da Atenção) – “Foi a primeira vez na disciplina que tomamos a iniciativa de construirmos com os alunos essa atividade, como uma das previstas como avaliação final da disciplina. Considerei bastante oportuna e entendo como exitosa. Penso que os objetivos foram alcançados, os alunos demonstraram maturidade na condução e a construção do seminário, com a inclusão do usuário neste debate, ofereceu um diferencial importante. Afinal, é o princípio, meio e fim do direito à saúde como direito humano. Como integrante de um programa de pós-graduação acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, considero uma tarefa civil buscar articulações entre o SUS/RJ e o cotidiano na busca por cuidado nos usuários, neste caso portadores de CA de mama e os dispositivos de Regulação”.

Marcia Ney (Professora adjunta PPAS/IMS-UERJ e responsável pelo módulo APS da Disciplina Organização do Cuidado e Qualidade da Atenção) – “O Seminário realizado no dia 24.10 com o tema ENCONTROS E DESENCONTROS NO CUIDADO NO CÂNCER DE MAMA NO RIO DE JANEIRO, organizado pelos alunos de mestrado e doutorado da disciplina Organização do cuidado, propiciou o debate de temáticas fundamentais para a assistência e o direito à saúde. As mesas contaram com profissionais experts da secretaria municipal e estadual de saúde do Rio de Janeiro que trouxeram elementos importantes sobre o sistema de regulação, os conceitos, normativas, avanços e desafios ainda presentes. Momento de aprendizado com todo arcabouço teórico para o entendimento dos alunos sobre a complexidade de um sistema regulador. O direito à saúde e os caminhos percorridos no sistema de saúde também foram pontos de debate entre os participantes, com a apresentação de relatos de experiências em depoimentos de usuárias do sistema de saúde. A importância de uma rede de atenção à saúde para a prevenção, o tratamento, o acompanhamento e a redução da mortalidade pelo câncer de mama no país foram pontos destaque no evento”.