VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão: prazo para resumos prorrogado até 16/09
O VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão acontece em dezembro, em São Luís (Maranhão). Os docentes Mariana Hasse (Universidade Federal de Uberlândia) e Martinho Braga Batista e Silva (IMS/UERJ) coordenam o GT 4 Desafios práticos e perspectivas teórico-metodológicas dos 10 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional.
O envio de resumos foi prorrogado até 16/09.
Confira mais detalhes no site oficial do evento.
***
GT 04: Desafios práticos e perspectivas teórico-metodológicas dos 10 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional
Coordenação:
Mariana Hasse, Martinho Braga Batista e Silva
Resumo: A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) foi promulgada há 10 anos e esse é um momento oportuno para realizar um balanço sobre sua implementação. Ela foi estabelecida com o propósito de garantir o direito constitucional à saúde das pessoas privadas de liberdade e demanda intersetorialidade nas ações. Através de diferentes estratégias executadas pelo Estado, a PNAISP deve ampliar o acesso da população carcerária aos serviços de saúde e também contribuir para o controle e redução dos agravos sanitários, embora superlotação, insalubridade, confinamento continuado, violências e ausência de investimentos governamentais dificultem o alcance dessa política intersetorial e também interpoderes, já que envolve articulações entre o Executivo e o Judiciário para diminuir o superencarceramento. A complexidade para a produção de cuidado é ainda maior ao considerar que as prisões são ambientes nos quais a segurança é entendida como prioritária. Este grupo de trabalho (GT) tem como objetivo reunir trabalhos que resultem de pesquisas (em andamento ou concluídas) com diferentes abordagens e enfoques teóricos e metodológicos, que tenham como foco a saúde nas prisões. Além disso, no GT se discutirá a produção do cuidado neste território, a partir da implementação da PNAISP. Esperamos que o GT seja um espaço de discussão sobre a implementação da PNAISP até aqui e de proposições para a próxima década.