Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro

Áreas de concentração

Ciências Humanas em Saúde

Esta área de concentração reúne um conjunto amplo e diversificado de estudos sobre saberes, práticas, políticas e instituições de saúde, privilegiando metodologias de corte qualitativo. Investigações sobre história das ciências, gênero e sexualidade, deficiências, bioética, tecnologias biomédicas e classificações diagnósticas são desenvolvidas pelos filósofos, psicanalistas, sociólogos, antropólogos, psicólogos, historiadores e enfermeiros que compõem essa área plural. O desafio de articular formas distintas de produção de conhecimento conduz seus integrantes a um diálogo interdisciplinar constante. A contribuição de obras clássicas e contemporâneas das ciências humanas tem oferecido a oportunidade de abordar de maneira mais consistente os complexos processos sociais, políticos e culturais implicados no estabelecimento e na reformulação das fronteiras entre normalidade e patologia, vida e morte, prazer e sofrimento.

Docentes que orientam nesta área de concentração
CLAUDIA MERCEDES MORA CÁRDENAS
HORACIO FEDERICO SÍVORI
JANE ARAÚJO RUSSO
LAURA LOWENKRON  
MARILENA CORDEIRO DIAS VILLELA CORRÊA
MARINA FISHER NUCCI 
MARTINHO BRAGA BATISTA E SILVA   
RAFAELA TEIXEIRA ZORZANELLI
ROGERIO LOPES AZIZE  
ROSANA CASTRO
ROSSANO CABRAL LIMA

Epidemiologia

A área de concentração em Epidemiologia contempla linhas de pesquisa em diferentes áreas, como violência doméstica, doenças crônicas e infecciosas, determinantes sociais da saúde, nutrição, saúde bucal, saúde ambiental e saúde mental. As disciplinas dos cursos de mestrado e doutorado buscam dar atenção especial ao estudo de métodos epidemiológicos e bioestatística, com abordagens teóricas e práticas, fundamentais para a formação de profissionais que têm interesse na atuação acadêmica, na condução de pesquisa ou na gestão e planejamento de ações e políticas nas áreas da saúde e afins. Estas disciplinas se intercalam com seminários temáticos que exemplificam o uso da epidemiologia aplicado aos problemas de saúde que afetam as populações.

Docentes que orientam nesta área de concentração
ANTÔNIO CARLOS MONTEIRO PONCE
CLÁUDIA DE SOUZA LOPES
CLAUDIA LEITE DE MORAES
CLAUDIO JOSÉ STRUCHINER
DIANA BARBOSA CUNHA
EDUARDO FAERSTEIN
ELISEU VERLY JUNIOR
EMANUELE SOUZA MARQUES
EVANDRO DA SILVA FREIRE COUTINHO
GUILHERME LOUREIRO WERNECK
GULNAR AZEVEDO E SILVA
JOSÉ UELERES BRAGA
MICHAEL EDUARDO REICHENHEIM
NADIA CRISTINA PINHEIRO RODRIGUES
PAULO NADANOVSKY
ROSELY SICHIERI
TATIANA HENRIQUES LEITE
WASHINGTON LEITE JUNGER

Política, Planejamento e Administração em Saúde

O DPPAS reúne os docentes e pesquisadores que congregam a áreas de concentração de Política, Planejamento e Administração em Saúde dos Programas de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Saúde Coletiva. Também é responsável pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração em Saúde e pelo o Curso de Especialização em Administração Hospitalar. Sua missão consiste em formar profissionais e pesquisadores oriundos de diversas áreas para atuar e refletir sobre o sistema e os serviços de saúde. Nossos docentes e discentes têm se dedicado a produzir e disseminar conhecimento sistematizado com qualidade reflexiva e crítica visando à integração ensino-pesquisa-extensão. Os grupos de pesquisa estão organizados em torno de temáticas como: educação e formação em saúde; gestão e força de trabalho em saúde; avaliação econômica e de tecnologias em saúde; dimensões dos saberes e das práticas em saúde; formulação, implementação e avaliação de políticas de saúde; complexo médico-industrial na saúde; saúde global.

Docentes que orientam nesta área de concentração
ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA MENDONÇA
CID MANSO DE MELLO VIANNA
EDUARDO LEVCOVITZ
FABIANO SALDANHA GOMES DE OLIVEIRA
KENNETH ROCHEL DE CAMARGO JR.
MÁRCIA SILVEIRA NEY
MÁRIO ROBERTO DAL POZ
MICHELE SOUZA E SOUZA
PAULO HENRIQUE ALMEIDA RODRIGUES
RICARDO EWBANK STEFFEN
RONALDO TEODORO
ROSÂNGELA CAETANO
ROSENI PINHEIRO
THAIS DE ANDRADE VIDAURRE FRANCO
THÁIS JERONIMO VIDAL