Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro

19/08 – Colóquio Clam-Lidis: “Âmbito laboral das pessoas trans: principais problemas e oportunidades para a intervenção social”, com Alejandro Domingo Hernández Melián (Universidad Complutense de Madrid)

Os Colóquios em Gênero, Sexualidade e Política, promovidos pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) e pelo Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (LIDIS/UERJ), congregam estudantes, pesquisadores/as e profissionais interessados/as nas temáticas de gênero e sexualidade para compor um espaço de formação e de informação baseado em projetos acadêmicos que circunscrevem a atuação desses dois coletivos. O evento voltou à modalidade presencial.

Colóquios CLAM LIDIS – sexta-feira, 19 de agosto de 2022, das 11h às 13h.

PRESENCIALMENTE

Sala 6.021 Bloco E, Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro – UERJ

Nome: Alejandro Domingo Hernández Melián

Vinculação: Universidad Complutense de Madrid (UCM)

Título: Âmbito laboral das pessoas trans: principais problemas e oportunidades para a intervenção social.

Resumo: O emprego é um dos mais importantes fatores quando se trata da realidade social, pois é um dos principais provedores de estabilidade econômica e social. As pessoas trans são excluídas do setor trabalhista por contrariar a norma binária homem-mulher, acumulando uma infinidade de elementos discriminatórios durante sua trajetória de vida: bullying escolar, violência familiar, exclusão na saúde, jurídica e institucional, etc. Além disso, a patologização da transexualidade dificulta todo o processo para desenvolver uma identidade plena. Esta pesquisa estuda a intervenção social realizada especificamente no âmbito de trabalho das pessoas trans na Espanha, para analisar as intervenções sociais que se executam com esse coletivo atualmente e procurar rotas para melhorar as intervenções profissionais, projetos sociais e políticas públicas desenvolvidas.

O Colóquio voltou à modalidade presencial! Respeitando as medidas de segurança sanitária do Instituto de Medicina Social/UERJ (Uso de máscara e comprovante de vacinação).