A Coordenação de Pesquisa do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), promove o debate “Pesquisa no Brasil em tempos de Covid-19 e além”, no dia 28 de maio de 2021, às 14h.
O debate procurará dar subsídios para que se possa compreender melhor os impactos dos complexos, trágicos e interconectados processos de difusão da Covid-19 no Brasil e de ascensão de forças políticas e sociais reacionárias e conservadoras, caracterizadas às vezes como “anti-iluministas”.
Vivemos no país uma conjuntura que se mostra decisiva para a ciência em geral e especialmente para a Saúde Coletiva e a Saúde Pública, em que, simultaneamente promovido e negado, o conhecimento científico parece preso a uma relação de double bind. Nunca foram tão necessárias e tão esperadas respostas cientificamente fundamentadas aos problemas atuais e, paradoxalmente, nunca o conhecimento científico foi tão duramente atacado em sua legitimidade e em sua autoridade específica.
Para alguns, sem coerência e articulação, as políticas de saúde pública brasileiras têm se desenvolvido apartadas da ciência; para outros, são geridas desde as sombras por certas “teorias científicas”, como a famigerada ideia de “imunidade de rebanho”, cuja aplicabilidade e consequências bio(necro)políticas nunca foram plenamente trazidas à luz da discussão pública.
Frente a esse contexto, tecido pelo entrelaçamento de múltiplas ameaças (as de uma doença contagiosa/letal somadas às de políticas sanitária e científica igualmente funestas e mortíferas), diferentes instituições de pesquisa, pesquisadoras e pesquisadores brasileiros situados em diferentes áreas do saber articulam-se em um enorme esforço de resistência e reflexão.
O presente debate congrega alguns desses atores, cujas trajetórias explicitam grande engajamento com a reflexão sobre os destinos da política científica brasileira, para, com eles, pensarmos o contexto atual e seus possíveis impactos futuros.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal PPGSC IMS-UERJ, no Youtube. A sessão contará com as presenças da Profª Cláudia Lopes; Profª Gulnar Azevedo e Silva; Profº Reinaldo Guimarães; Profº Ildeu de Castro Moreira e Profº Egberto Gaspar de Moura.