O III Simpósio Científico de Integração em Saúde Coletiva na Amazônia: Pesquisa, Extensão e Inovação é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC-UEA), em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (GP do CNPq LAPPIS/IMS-UERJ), UFAC, UFAM e Fiocruz Amazônia.
Trata-se de um de um evento acadêmico e interinstitucional, financiado pelo programa PAEP-CAPES Edital 37/2023, que tem por finalidade promover a integração de grupos de pesquisa nas áreas constituintes do campo da Saúde Coletiva na região Amazônica, visando um duplo objetivo: fortalecer as redes de cooperação sociotécnica de pesquisa entre as regiões do país e corroborar com a solidariedade do conhecimento, articulando academia, serviços e movimentos da sociedade civil.
Na condição de anfitrião, o PPGSC-UEA reúne instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento e associações científicas para compartilhar lições aprendidas como programa de pós-graduação stricto sensu na Amazônia Legal, destacando os avanços, limites e fortalezas. Desse modo almeja contribuir na construção da agenda nacional de formação de recursos humanos de alto nível e de prospecção sobre inovações na pós-graduação na região Norte.
Questões relacionadas aos princípios éticos-políticos-educativos do SUS, tais como interprofissionalidade, integralidade e intersetorialidade, representam elementos a serem considerados na definição de prioridades de pesquisa, assim como o primado da solidariedade na produção do conhecimento – articulando ciência, tecnologia e educação como base estratégica de comunicação pública e equidade no acesso a informações e direitos no SUS – se erguem como temáticas transversais capazes de adensar reflexões sobre novas agendas de pesquisa e fortalecimentos de redes regionais de pesquisa sobre o SUS amazônico.
Na esteira do desenvolvimento de metodologias inovadoras de comunicação pública em rede dos produtos e resultados, gerados com desdobramentos em diferentes atividades de pesquisa e extensão, foi incluída na programação a realização da 9a Reunião dos Conselhos Executivo e Consultivo da BVS Integralidade / Fiocruz. Esta atividade tem por finalidade o fortalecimento do trabalho em rede, do acesso aberto ao conhecimento e do uso de tecnologias abertas de informação e comunicação, fortalecendo as ações do modelo BVS pela BVS Integralidade em Saúde. A reunião da BVS Integralidade em Saúde faz parte do planejamento de atividades no ano de 2024 e se insere nas comemorações pelos 10 anos da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.
Entende-se que esta ação, dentre tantas outras estratégias de democratização institucional da ciência, potencializa um trabalho orgânico interinstitucional voltado para a qualificação de profissionais, pesquisadores e alunos em uma perspectiva inter e intradisciplinar, com destaque para integração entre saúde, ciência e tecnologia, educação e cidadania.
Convidamos docentes, discentes e pesquisadores das áreas da saúde coletiva, estudantes de pós-graduação e graduação dessas e de outras áreas afins, assim como os representantes de movimentos sociais para prestigiarem o evento, tendo em vista a pluralidade dos objetos inerentes ao contexto amazônico, que vislumbram os atributos habilitadores coerentes com a orientação ético-política do campo da saúde coletiva, contribuindo para a produção e disseminação de conhecimento responsável e inclusivo das demandas por cuidado da sociedade.
Confira a programação