Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro

I Seminário Internacional ‘Políticas Farmacêuticas nos BRICS+ e possíveis propostas de ação para o Brasil’

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), por meio do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF), e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por meio do grupo de pesquisa SEM (Saúde, Sociedade, Estado e Mercado), do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), realizam, nos dias 16 e 17 de outubro próximo, o I Seminário Internacional, que terá a temática ‘Políticas Farmacêuticas nos BRICS+ e possíveis propostas de ação para o Brasil’. O evento  será realizado presencialmente na UERJ, com transmissão online pelo Youtube.

O grupo SEM desenvolve estudos e pesquisas em economia política da saúde, voltados para a transformação social no Brasil por meio do resgate do papel indutor do Estado no desenvolvimento econômico, tecnológico e social, e a estratégia principal tem sido refletir sobre a dependência econômica, comercial e tecnológica observada no setor da saúde. O grupo SEM oferece disciplinas de pós-graduação e oficinas em congressos científicos nacionais, organizou dois seminários nacionais (2022 e 2023), além de produzir livros, artigos e capítulos de livros sobre o tema.

“Em 2024 temos o objetivo de discutir mais profundamente a experiência brasileira no setor da indústria farmacêutica, com destaque para parcerias e para produção pública, e temos interesse em debater as experiências internacionais de países que tem se destacado no setor. Como resultado, esperamos identificar oportunidades de parcerias científico-tecnológicas e comerciais entre os países que integram o BRICs+ e todo o Sul Global, e ainda, fornecer subsídios para políticas públicas relacionadas à assistência farmacêutica no Brasil”, ressaltou o professor de pós-graduação do IMS e líder do grupo de pesquisa SEM , Paulo Henrique de Almeida Rodrigues.

Confira a programação.

Inscrições aqui