Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro

Assista ao debate de lançamento do livro “Findas linhas: circulações e confinamentos pelos subterrâneos de São Paulo”, de Fábio Mallart

Na ocasião, Mallart participou de debate com as professoras Vera Telles (USP) e Adriana Vianna (Museu Nacional) e com o professor Martinho Silva (IMS). A mediação foi do professor Sérgio Carrara (IMS).

O lançamento do livro “FinDas linhas: circulações e confinamentos pelos subterrâneos de São Paulo”, de Fábio Mallart, pesquisador de pós-doc do IMS, aconteceu no dia 08/12/2021. Na ocasião, Mallart participou de debate com as professoras Vera Telles (USP) e Adriana Vianna (Museu Nacional) e com o professor Martinho Silva (IMS). A mediação foi do professor Sérgio Carrara (IMS).

Assista abaixo ao debate:

A obra:
Findas linhas é o resultado de densa e longa pesquisa etnográfica, realizada em distintos espaços institucionais, bem como em algumas zonas urbanas da cidade de São Paulo. Ao explorar as circulações-confinamentos às quais são submetidas determinadas populações da cidade, Fábio Mallart, lado a lado com as linhas de vida de seus interlocutores, nos conduz a diversas instituições: prisões, manicômios judiciários, unidades de internação para adolescentes, Centros de Atenção Psicossocial, entre outros tantos aparatos estatais, que delineiam um continuum entre punição, repressão e controle; saúde, assistência e cuidado. É nesse arquipélago carcerário-assistencial que se entrevê alguns dos fragmentos cortantes mencionados acima, os quais espelham a política do definhamento.

Clique aqui para ter acesso ao livro.