Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro

Paula Johns e Marília Sobral falam sobre Advocacy para controle de doenças

O tema do encontro no curso "Introdução à Saúde Global" é "Advocacy: estratégias para tornar o impensável em algo inevitável". Confira detalhes.

cartaz-23-11Na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, no auditório do IMS, vai acontecer mais um encontro promovido pelo Centro Rio de Saúde Global, o curso de extensão gratuito “Introdução à Saúde Global”, com as presenças de Paula Johns e Marília Sobral, ativistas que trabalham na ACT Promoção da Saúde, uma organização não governamental focada em ações de advocacy e políticas públicas para o controle dos principais fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis. O tema do encontro é “Advocacy: estratégias para tornar o impensável em algo inevitável”.

As atividades da ACT Promoção da Saúde são exercidas através da atuação em rede nas quatro áreas-chave da organização: controle do tabagismo, controle do álcool, alimentação saudável e atividade física. A associação teve um papel chave na Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (CQCT), o primeiro tratado internacional de saúde pública da história da Organização Mundial da Saúde. A CQCT foi adotada pela Assembleia Mundial da Saúde em 21 de maio de 2003 e entrou em vigor em 27 de fevereiro de 2005. Desde então, é o tratado que agregou o maior número de adesões na história da Organização das Nações Unidas. Até 04 de março de 2015, 180 países ratificaram sua adesão a esse tratado.