Na próxima sexta-feira (14/06), a partir das 14 horas, acontece a conferência “Estratégias contra a venda ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar”.
Na primeira parte do evento, serão apresentados os resultados da pesquisa “Venda Ilegal de Produtos de Tabaco e Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) na internet”, uma parceria da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva, da Universidade do Estado do Rio Janeiro (CEPESC/IMS/UERJ), no âmbito da cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A pesquisa teve o objetivo de mapear o mercado virtual de tabaco, derivados e DEFs e de identificar estratégias para burlar a fiscalização para a promoção e a venda desses produtos, ambas ilegais.
Além da divulgação dos dados da pesquisa, a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) apresentará suas ações no tema, inclusive nova Nota Técnica direcionada a toda rede nacional de PROCONS que esclarece os parâmetros legais e demanda a intensificação e o aprimoramento da fiscalização da venda presencial e virtual de DEFs e insumos.
O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube do Ministério da Justiça e Segurança Pública.