Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro

Premiação: assista à cerimônia de entrega do prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, concedido à professora Gulnar Azevedo

O Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, concedido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi entregue nesta sexta (11/02) à professora Gulnar Azevedo (IMS) pela sua atuação na área de Ciências Biológicas e da Saúde. As professoras Beatriz Leonor Silveira Barbuy (USP), pela área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, e Nilma Lino Gomes (UFMG), área de Humanidades, também foram laureadas.

Durante a cerimônia, a professora Gulnar Azevedo, que presidiu a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre 2018 e 2021, iniciou seu discurso destacando o papel da SBPC na defesa da ciência e do desenvolvimento do país. E lembrou a mobilização feita entre inúmeras organizações da sociedade civil, entidades científicas e movimentos sociais para articular respostas à pandemia de Covid-19, culminando na criação da Frente pela Vida. “Seguir a Ciência, fortalecer o SUS, a solidariedade com as populações vulneráveis, a preservação do meio ambiente, a defesa da democracia e o respeito à Constituição foram pilares defendidos e se mantêm vivos e atuais”, lembrou Gulnar Azevedo.

A professora Gulnar também enfatizou que, transcorridos dois anos de pandemia, com mais de 630 mil mortos confirmados oficialmente, o país poderia ter outro quadro se as autoridades políticas e sanitárias seguissem a ciência. “Acredito que esta premiação tem o valor inestimável em escolher, entre as áreas Biológicas e da Saúde, uma representante da Saúde Coletiva, opção profissional que fiz ainda quando estudante de medicina e que a cada dia tenho certeza de que foi a mais certa”, afirmou, lembrando que sua trajetória profissional segue uma aliança entre a vida acadêmica e a atuação política.

Assista abaixo à solenidade.