Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro

Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional

O Instituto de Medicina Social da UERJ foi pioneiro na área da Saúde Coletiva em oferecer um mestrado profissional numa parceria com a Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde. As diversas turmas foram voltadas para a qualificação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas, atendendo à demanda de instituições públicas responsáveis pela gestão de sistemas, serviços e programas de saúde. Uma marca da ação institucional do IMS tem sido a articulação das atividades acadêmicas, sobretudo da área de concentração Política, Planejamento e Administração em Saúde, com as atividades e instituições públicas de saúde, incluindo a histórica participação de seu corpo docente no processo de criação, consolidação e gestão do SUS. Além disso, há expressiva participação de professores em organismos internacionais, incluindo a Organização Mundial de Saúde, Genebra e a Organização Panamericana da Saúde, Washington.

A estrutura do curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva busca induzir à reflexão sobre os processos de trabalho nos diferentes espaços de gestão, propondo novas ferramentas para esta esfera de atuação. 
O Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do IMS é regulamentado pela Deliberação N° 62 de 2019 da UERJ. O regulamento do curso e a estrutura acadêmica podem ser acessadas no link http://www.boluerj.uerj.br/pdf/de_00622019_22012020.pdf  
 
O curso é composto por 3 (três) áreas de concentração: Ciências Humanas e Saúde, Epidemiologia e Política, Planejamento e Administração em Saúde. A atual oferta do curso em parceria com a SES-RJ ( turma 2023) é na área de concentração de Política, Planejamento e Administração em Saúde.
 

Nas suas sucessivas ofertas nos últimos 21 anos o MPSC têm buscado oferecer suporte pedagógico, técnico e científico para o desenvolvimento de competências e habilidades para desempenho das funções de gestão e planejamento, para a tomada de decisão e desenvolvimento de novas técnicas e estratégias de gestão em saúde que respondam aos desafios do SUS e das condições de saúde da população.