Seminário de Pesquisa do IMS

28, 29 e 30 de setembro de 2011

Foi com grande prazer que realizamos o VI Seminário de Pesquisa do Instituto de Medicina Social da UERJ! A escolha do tema “Diálogos entre Saberes e Prática na Saúde Coletiva” sinalizou o desejo de integrar e promover o diálogo entre conhecimento, interação e ação: ensino, pesquisa, extensão, políticas e serviços de saúde.

O seminário partiu do entendimento da Saúde Coletiva como a professora Madel Luz descreve: “O campo da saúde coletiva é multidisciplinar, com uma crescente prática interdisciplinar, cuja construção teórico-metodológica é muitas vezes transdisciplinar”, ou seja, um campo cujo pressuposto é o compartilhamento de saberes entre disciplinas e práticas de saúde.

A delimitação de áreas de saber e práticas profissionais, necessária ao processo de produção científica, se manifesta como efeito a fragmentação do campo da saúde coletiva. Por isso, tornou-se importante pensar a saúde não centrada em uma única perspectiva, mas na diversidade de campos disciplinares, saberes e práticas que constituem a saúde coletiva e que se complementam. O reconhecimento de uma cultura transdisciplinar no campo da saúde, integrando pesquisa e produção do cuidado (gestão e atenção à saúde), proporcionou maior permeabilidade entre os campos disciplinares, favorecendo uma concepção de saúde mais ampla e complexa, capaz de se aproximar da realidade do mundo da vida das pessoas.

O VI Seminário de Pesquisa do IMS foi organizado por estudantes de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva e teve como objetivos: fomentar debates sobre temas relevantes para a Saúde Coletiva e o SUS, além de divulgar e integrar os trabalhos produzidos por estudantes do IMS e de outras instituições de saúde (de ensino, pesquisa, gestão e serviços).

O evento foi gratuito e aberto a todos — estudantes, usuários, gestores, trabalhadores, professores e demais interessados — que contribuíram para transformar a universidade em um espaço de debate e ação.

Repercussão:
https://lappis.org.br/site/grupos-de-trabalho-gts-no-vi-seminario-de-pesquisa-do-ims-espaco-de-intercambio-entre-servico-e-academia/392