segunda-feira, abril 29, 2024

O Curso

O Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SAÚDE pertence ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e está ligado ao Departamento de Planejamento e Administração em Saúde do Instituto. A especialização em Gestão de Saúde, em nível de pós-graduação lato sensu, é autorizada pelas Resoluções CNE/CES nº 01/01 e pelas Deliberações nº 117/85 e 03/05 da UERJ. Teve início em 1977 e até hoje formou centenas de alunos nas 48 já realizadas.

A especialização se desenvolve através de seis disciplinas e um módulo de atividades práticas:

1) Sistema de Saúde – discute sistema de saúde a partir do conceito geral de sistema; o que justifica a sua existência; quais seus limites e componentes e como eles se articulam frente aos problemas de saúde. Inclui a organização do sistema de saúde brasileiro, outros modelos de sistemas de saúde pelo mundo e as novas perspectivas em discussão sobre a prestação de serviços de saúde;

2) Planejamento e Programação – discute os conceitos e práticas de planejamento em saúde; técnicas para identificar e analisar fatores epidemiológicos condicionantes para o planejamento e a organização das ações e serviços de saúde;

3) Processo Gerencial I – tem como objetivo discutir abordagens teóricas e práticas sobre a função gerencial nas organizações de saúde; inclui, entre outros temas, teoria das organizações, comportamento organizacional e compliance;

4) Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – discute conceitos e estratégias sobre qualidade em saúde e segurança do paciente voltados para a melhoria de desempenho do sistema e serviços de saúde, destacando o seu papel como instrumento de gestão;

5) Processo Gerencial II – tem como objetivo discutir atividades da área meio como um dos instrumentos necessários à concretização das ideias e planos institucionais;

6) Introdução à Metodologia da Pesquisa – discute conceitos, princípios e passos fundamentais da pesquisa científica, permitindo ao aluno redigir, interpretar e avaliar trabalhos científicos e projeto de pesquisa.