O Mestrado Profissional
O Mestrado Profissional em Administração em Saúde (PMPAS-IMS/UERJ) do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social (PPGSC-IMS/UERJ), foi o primeiro no país. A partir da experiência do IMS do curso de Administração Hospitalar lato sensu, em 2000, foi oferecida a primeira turma de mestrado profissional na área da Saúde Coletiva para o Ministério da Saúde. A Deliberação nº 62/2019 modifica o curso, que passa a ser denominado de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva.
O objetivo geral do MPSC-IMS/UERJ tem sido, desde sua criação, desenvolver uma reflexão interdisciplinar e crítica sobre o processo saúde/doença em suas múltiplas dimensões e sobre as políticas de saúde no Brasil, bem como desenvolver estudos, métodos e técnicas para subsidiar tais políticas. Sua função primordial, no caso do mestrado profissional, é a formação de pessoal capacitado para a avaliação e gestão de sistemas e de tecnologias em saúde, epidemiologia e vigilância em saúde, nos diferentes níveis de governo e administração dos serviços de saúde, através de conhecimentos e habilidades relacionados ao desempenho das funções de gestão e planejamento e à capacidade de tomada de decisão relativos à incorporação e gerenciamento do parque tecnológico existente.
Este mestrado possui atualmente três áreas de concentração: Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; e Política, Planejamento e Administração em Saúde.
As turmas são abertas em função de demandas vindas do Ministério da Saúde e outras instâncias do SUS. Desta forma, não é um curso com entrada regular, e a abertura de novas turmas ocorre conforme parcerias e acordos estabelecidos entre as instituições e o IMS/UERJ. O prazo máximo para integralização do curso é de 24 meses.