sábado, abril 20, 2024

Ciências Humanas e Saúde

Bioética, Saúde e Sociedade

A linha dedica-se à pesquisa nas áreas de Bioética e Ética Aplicada direta ou indiretamente à saúde humana, seja através da pesquisa em seres humanos, seja através da educação e dos cuidados em saúde. Investigam-se também o desenvolvimento e a aplicação de métodos adequados para tratar essas temáticas no campo da Saúde Coletiva. Contempla-se também a investigação sobre a autonomia dos sujeitos frente ao saber médico e sua capacidade de escolha diante dos limites da vida.

Diagnósticos na sua relação com identidades, práticas e teorias biomédicas

Esta linha congrega estudos em torno da produção/construção de diagnósticos na sua relação com processos de configuração de identidades sociais; de criação e difusão de racionalidades, práticas e teorias biomédicas; e de desenvolvimento de biotecnologias.

Gênero, sexualidade e saúde

Esta linha focaliza gênero e sexualidade na sua relação com a saúde. Abarca estudos de caráter sócio-antropológico sobre cultura e condutas sexuais; dimensões da reprodução biológica e social; políticas sociais que incidem sobre sexualidade e gênero; atuação e perfil dos movimentos sociais voltados para a temática, construção e desenvolvimento de saberes e práticas sobre a sexualidade e o gênero no campo da saúde.

História e Filosofia das Ciências da Saúde

A linha de pesquisa reúne investigações em diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais, focalizando a História e a Filosofia das ciências da saúde e buscando discutir a produção, difusão e utilização do conhecimento científico para a área de Saúde Coletiva.