Biomedsci
Kenneth Rochel de Camargo Jr
André Luis de Oliveira Mendonça
Elaine Teixeira Rabello
_________________________________
O BIOMEDSCI é um grupo que congrega pesquisadores e estudantes interessados nos modos de viver na sociedade contemporânea, na qual o saber biomédico, seus produtos e práticas, bem como a ciência e tecnologia em geral têm papel relevante no cotidiano das pessoas.
Nossos estudos têm se direcionado para a análise crítica da circulação e dos usos do conhecimento em saúde; as interfaces entre ciência, biomedicina e tecnologia; e a construção, o compartilhamento e a cooperação nas práticas de cuidado.
Ao longo dos últimos 10 anos, os pesquisadores envolvidos no BIOMEDSCI têm desenvolvido estudos nos seguintes eixos temáticos:
Medicalização e farmacologização: Indústria farmacêutica e conflito de interesses; complexo médico-industrial/financeiro; processo de criação e uso de categorias diagnósticas; atores e motores da medicalização.
Interfaces entre ciência, evidência, valores e políticas públicas: Uso de dados no planejamento em saúde; indústria do conhecimento; legitimação de evidências e expertise para formulação de políticas; a lógica de mercado na ciência; conhecimento e informação na bioética e biopolítica.
Formação e atuação profissional em saúde: Biomedicina e racionalidades médicas; educação em saúde; saberes e práticas profissionais; estilos de pensamento; atuação profissional no Sistema Único de Saúde.
Circulação de saberes em saúde: Relação experts e não-experts; divulgação e circulação da produção científica, incluindo publicações científicas; interfaces e interações entre academia, agências governamentais, mídia e sociedade; representações sociais e comportamentos em/de/para saúde.
Somos um grupo marcadamente interdisciplinar, com forte conexão com as ciências sociais e humanas. Mantemos o compromisso com uma ciência social e politicamente engajada, em defesa da saúde como direito.