terça-feira, março 19, 2024

Physis

Instagram: @physis_revista
Facebook: Revista Physis

Physis: Revista de Saúde Coletiva é uma publicação do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ). Sua orientação editorial é aberta para a produção na área de Saúde Coletiva, enfatizando abordagens interdisciplinares críticas e inovadoras nas áreas de Ciências Humanas e Sociais e de Política, Planejamento e Administração em Saúde. Dada a existência de publicações relevantes nacionais na área de Epidemiologia, o corpo editorial de Physis optou por dar prioridade nesta área a artigos que abordem dimensões conceituais da mesma ou ainda repercussões sociais dos conhecimentos produzidos pela pesquisa epidemiológica. A revista é composta por artigos de livre submissão dos autores e possui seções de revisões, resenhas, entrevistas, cartas à editora e de debates. Ocasionalmente, são propostos temas específicos, considerados relevantes, formando dossiês com textos de autores convidados que tenham inserção relevante no debate sobre o tema. Mesmo estes, contudo, são submetidos a revisão por pares pelos editores da revista.

Physis adere ao modelo de ciência aberta, com o livre acesso a todos os artigos publicados através da Scielo.

O título abreviado do periódico é Physis, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

A versão online SciELO da revista, preparada com a metodologia desenvolvida pelo Projeto FAPESP/BIREME de Periódicos Eletrônicos, inclui os textos completos dos artigos e está disponível gratuitamente, com acesso aberto. Também como parte da adesão à política da ciência aberta, o corpo editorial optou pela identificação dos/as editores/as associados/as responsáveis pela avaliação dos artigos. A partir de 2024, os pareceristas dos artigos aceitos para publicação também serão identificados.

Confira as normas de submissão.

Conheça o corpo editorial.

Últimas edições:

Physis v.33 (2023) – confira os artigos publicados até o momento
Physis v.32, n.4 (2022) – 40 anos de epidemia de HIV/Aids: reconfigurações de uma agenda político-acadêmica
Physis v.32, n.3 (2022) – Método e teoria: a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais em Saúde
Physis v.32, n.2 (2022) – O SUS e o tempo da democracia: reflexões políticas
Physis v.32, n.1 (2022) – Panorama das publicações científicas nos 30 anos da Physis: hora de comemorar?
Physis v.31, n.4 (2021) – Dois anos de pandemia: um balanço
Physis v.31, n.3 (2021) – Hesio Cordeiro: uma justa homenagem
Physis v.31, n.2 (2021) – Ruben Araujo de Mattos: uma homenagem
Physis v.31, n.1 (2021) – Vacinas contra a Covid-19: o fim da pandemia?

Acesse aqui o acervo com as edições desde a criação da Physis (1991)

A Physis está presente nas redes sociais. Instagram: @physis_revista e Facebook: Revista Physis