sexta-feira, abril 19, 2024

Diretores do IMS no Fórum de Diretores da UERJ

Gulnar Azevedo e Rossano Cabral (diretores do Instituto de Medicina Social) participaram, no último dia 29 de março, do Fórum de Diretores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Confira nota do Fórum:

Em reunião realizada hoje, dia 29 de março de 2017, a Reitoria, juntamente com o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas da UERJ, decidiu firmar como propósito que desejamos iniciar as aulas, integralmente, o mais rápido possível.

A Uerj não está fechada!

Encontra-se funcionando, em muitas de suas atividades de pesquisa, de ensino e de extensão. Quanto ao atendimento à saúde, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) continuam atendendo à população em esforço redobrado.

Tudo isso ocorrendo frente a um cenário de extrema restrição de recursos materiais e humanos, além de precária condição de infraestrutura: limpeza, coleta de lixo, manutenção, dentre outros, em todos os campi da UERJ.

Em virtude do descumprimento por parte do Governo do Estado para com suas obrigações legais e orçamentárias com a nossa Universidade permanecemos, ainda, na busca de soluções para atender ao nosso real propósito de retorno imediato às aulas.

As negociações com as empresas terceirizadas, prestadoras de serviços básicos avançaram bastante na última semana. Contudo, ainda dependemos da regularização dos pagamentos das bolsas dos estudantes cotistas (Bolsa Permanência), que atendem a quase 40% de nossos alunos da graduação e alguns da educação básica, e também da apresentação à Universidade de calendário de pagamento de salários e das diversas modalidades de bolsas, que permanecem em atraso.

Continuamos trabalhando, aguardando o cumprimento das obrigações pelo Governo para com a nossa Universidade. Discordamos da imposição do Governo do Estado que, sob diversas formas de ameaça, exige que trabalhemos sem as condições mínimas materiais e salariais, devidamente regularizadas, o que nos atinge, de frente, em nossa dignidade.

Nesse sentido, pedimos a compreensão da comunidade universitária e da sociedade em geral.

Desta forma, a Reitoria e o Fórum de Diretores agendaram uma nova reunião, para o dia 3 de abril de 2017, de modo a avaliar se o Governo do Estado cumpriu suas obrigações quanto a essas condições mínimas que visam o reestabelecimento pleno de nossas atividades, com o retorno das aulas.

Reitor – Ruy Garcia Marques

Vice-Reitora – Maria Georgina Muniz Washington