terça-feira, abril 16, 2024

Nota da Direção sobre o funcionamento do IMS

Prezados estudantes, funcionários e professores,

Como todos já devem saber, a reitoria divulgou ontem nota suspendendo todas as aulas e atividades acadêmicas da Uerj por 15 dias. Esta decisão segue o decreto do governo do Estado do Rio de Janeiro que determinou a suspensão, por 15 dias, a partir da próxima segunda-feira (dia 16/3), de aulas nas escolas públicas e particulares, creches e instituições de ensino superior. A medida funcionará como uma antecipação do recesso de meio de ano. Todas as demais atividades não essenciais também estão suspensas (os eventos acadêmicos, científicos, administrativos, culturais e artísticos, tais como shows, exposições, aulas inaugurais, solenidades de posse e homenagens).

Temos, entretanto, algumas especificidades relativas ao fato do IMS constituir-se, majoritariamente, em um programa de pós-graduação. Assim, a Pró-reitoria de Pós-graduação (PR2) da Uerj enviou hoje uma nota na qual a orientação é de que todas as atividades curriculares, inclusive bancas, sejam substituídas por atividades remotas. Em caso de necessidade excepcional de realização de uma banca presencial, elas devem ser realizadas sem público, evitando aglomerações, pessoas próximas umas das outras, sem beijos, abraços e apertos de mão. A ventilação natural em detrimento do uso de ar condicionado nas salas e ambientes universitários deverá ser adotada sempre que possível.

Chamamos também atenção para o fato de que as atividades mantidas deverão respeitar a recomendação de não comparecimento de todos os que estiverem na lista de vulneráveis (idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos em geral).

Maiores esclarecimentos sobre as atividades relacionadas aos PPGs e à PR2 serão divulgadas na segunda, dia 16.

Contamos com a colaboração de todos vocês e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Claudia e Rossano
Diretora e Vice-diretor