Agendamento de defesas e procedimentos de entrega de teses e dissertações

Atualizado em 22/4/2020
[versão PDF desta página]

Novos agendamentos de defesas estão habilitados sempre que houver plena concordância e disposição entre orientador, orientando e membros da banca.

Atentem às orientações abaixo relativas ao agendamento de defesas de Mestrado e Doutorado:

– O agendamento só será realizado quando comprovada a aprovação do ledor. Assim que completar este requisito, deve-se agendar através do e-mail da Secretaria, respeitando os prazos de rotina. Uma vez feito o agendamento, este será divulgado no site do IMS.

Formulários para marcação da defesa:
Formulário de encaminho de defesa [clique aqui para baixar]
Declaração do ledor [clique aqui para baixar]

– As atas deverão ser assinadas por meio da assinatura digitalizada e as declarações entregues posteriormente. O presidente da banca deve negociar com cada membro a operacionalização da assinatura. Algumas pessoas se sentem à vontade para enviar o arquivo da assinatura por e-mail, outras podem elas mesmas incluir a assinatura e outras, que não dispõem de assinatura digitalizada, podem imprimir, escanear e enviar a ata, conforme preferência.

– Ao agendar a defesa, a secretaria fará a reserva da sala de videoconferência do Zoom institucional. A reserva terá critério de prioridade, pois só podemos ter uma banca por vez (máximo 2 por dia – manhã e tarde – somando um máximo de 10 agendamentos semanais). À época da defesa, o Analista de Suporte (Artur) entrará em contato com o orientador para combinar a organização da defesa. Caso o orientador/presidente da banca prefira utilizar o Zoom pessoal, ou outra plataforma de videoconferência, essa informação deverá ser comunicada no ato do agendamento da defesa.

 – Recomendação para o presidente da banca: o público poderá acompanhar a defesa através de transmissão via canal Youtube do IMS. A defesa também deverá ser gravada e arquivada visando garantir seu caráter público. Dessa forma, qualquer pessoa interessada em assistir poderá fazê-lo. No momento de deliberação da banca para avaliação da tese/dissertação, o candidato deve ser excluído da videoconferência, e a transmissão através do Youtube e/ou gravação suspensa. Assim que a banca concluir sua avaliação, o candidato deve ser convidado novamente à videoconferência. Este último procedimento precisa ser previamente acertado entre o presidente da banca e o Analista de Suporte. Caso tenha optado por Zoom pessoal ou outra plataforma, o orientador/presidente da banca precisará entrar em contato com o Analista de Suporte para organizar esses procedimentos, incluindo os da transmissão pelo Youtube, se houver. A transmissão através do Youtube e/ou gravação será retomada no momento final da defesa, quando comunicado o resultado final da avaliação.

– Prazo de entrega de versão final da tese/dissertação na biblioteca: o prazo regulamentar para envio da versão eletrônica continua a mesma (no máximo, 60 dias após a defesa) – VER  ORIENTAÇÕES A SEGUIR. 

Neste momento de pandemia e suspensão temporária das atividades presenciais, a Biblioteca CB/C (IMS) continua realizando as revisões normativas e a elaboração da ficha catalográfica, que devem ser solicitadas através do e-mail: bibliotecacbc@gmail.com, com cópia para orientador.

Enviar: arquivo final, já com as correções sugeridas pela banca, em arquivo único, em Word e PDF. 

A biblioteca responderá conforme a ordem de recebimento das solicitações, com as orientações para possíveis ajustes e com a inserção da ficha catalográfica. 

Ao término desta revisão, a biblioteca indicará a liberação desta etapa (neste momento encerra aqui).

ATENÇÃO!

A entrega da versão final impressa não foi dispensada, deverá ser realizada ao retorno das atividades presenciais.

Entrega na biblioteca ao retorno das atividades:

1 – Um exemplar encadernado, conforme padrão da UERJ.

2 – Versão eletrônica (word e pdf do arquivo com a ficha catalográfica).

3-  Os seguintes formulários:
Termo de Autorização [clique aqui para baixar o PDF]
Termo de Encaminhamento [clique aqui para baixar o PDF]
Formulário de Dados Cadastrais [clique aqui para baixar o PDF]

No ato da entrega do kit, a biblioteca emitirá o Certificado de Revisão Normativa (CRN), um dos documentos necessários para solicitar o diploma.

Gratos pela compreensão.
Direção e Coordenação da Pós