quinta-feira, maio 2, 2024

Alunos: sobre o envio do formulário de produção até o dia 30 de outubro

A CPG está coletando as informações para produzir o relatório 2020 do programa perante à CAPES, sendo que em 2021 ocorrerá a avaliação do quadriênio (2017-2020). Sendo 2020 um ano tão particular, isso pede especial atenção nossa ao que pode ser enquadrado como produção e deve fazer diferença em nosso relatório. É um momento decisivo, no qual a manutenção do conceito do programa dependerá da qualidade e quantidade da produção docente, discente e de egressos. Portanto, gostaríamos de enfatizar a importância do preenchimento do Formulário de Produção Discente (bibliográfica e técnica), pois tais informações no modelo atual de avaliação tem impacto direto na nota do programa e não podem ser importadas diretamente do Currículo Lattes.

O tipo de produção solicitada diz respeito à atuação dos discentes junto aos docentes/grupos de pesquisa do IMS, bem como em outros âmbitos da sua atuação profissional fora do Instituto. A produção bibliográfica inclui artigos, capítulos de livro, participação em eventos com apresentação de trabalhos, publicação de resumo em anais de congresso, etc. A produção técnica contempla cursos de formação profissional, desenvolvimento de material didático ou instrucional, manual /protocolo, relatório técnico conclusivo, relatório de pesquisa, participação em programa de rádio ou TV, entre outros.

Gostaríamos de chamar especial atenção, neste ano de 2020, a certos tipos de produção ao qual, por vezes, damos menos atenção:

– Apresentação de trabalho em “lives” e congressos virtuais são igualmente produções bibliográficas e devem constar do relatório. Congressos, seminários, webnários com trabalhos apresentados (online ou presencial), com ou sem resumos ou trabalhos completos, contam como produções bibliográficas. Apenas assistir não conta como produção;

– Entrevistas, mesas-redondas, participações em programas de rádio e TV igualmente devem ser registradas, item de importância que deve igualmente constar do relatório como produção técnica (e dos lattes de cada um, claro).

Hoje nosso programa é conceito 6, o que nos gera um maior número de bolsas e recursos advindos de programas como o PROEX (Programa de Excelência Acadêmica); o conceito também habilita a concorrência de docentes e discentes em editais das agências de fomento, etc. Em suma, gostaríamos de conscientizar a todos e todas da importância do envio do formulário (em formato google forms) devidamente preenchido, e assim garantirmos a permanência ou a melhoria da nota do programa. O objetivo é preservar as condições do nosso programa para a geração atual e certamente para as gerações futuras.

Pedimos, por favor, que nos enviem as informações (cobrindo o período entre janeiro e setembro de 2020) o mais brevemente possível, até o dia 30 de outubro.

Para responder ao formulário, siga o link: https://forms.gle/N1iz4UEZqxf2NCg69

Qualquer dúvida sobre o preenchimento das informações entre em contato através do e-mail: ppgsc-academico@ims.uerj.br

Contamos com a colaboração de todos para mantermos nosso programa no nível de excelência!