quinta-feira, abril 25, 2024
Mais Notícias

08/12/2021 – Lançamento do livro “Findas linhas: circulações e confinamentos pelos subterrâneos de São Paulo”, de Fábio Mallart

O lançamento do livro “FinDas linhas: circulações e confinamentos pelos subterrâneos de São Paulo”, de Fábio Mallart, pesquisador de pós-doc do IMS, acontece no dia 08/12 (quarta-feira), das 18h às 20h, no canal do IMS no YouTube. Na ocasião, Mallart participará de debate com as professoras Vera Telles (USP) e Adriana Vianna (Museu Nacional) e com o professor Martinho Silva (IMS). A mediação será do professor Sérgio Carrara (IMS).

A obra:
Findas linhas é o resultado de densa e longa pesquisa etnográfica, realizada em distintos espaços institucionais, bem como em algumas zonas urbanas da cidade de São Paulo. Ao explorar as circulações-confinamentos às quais são submetidas determinadas populações da cidade, Fábio Mallart, lado a lado com as linhas de vida de seus interlocutores, nos conduz a diversas instituições: prisões, manicômios judiciários, unidades de internação para adolescentes, Centros de Atenção Psicossocial, entre outros tantos aparatos estatais, que delineiam um continuum entre punição, repressão e controle; saúde, assistência e cuidado. É nesse arquipélago carcerário-assistencial que se entrevê alguns dos fragmentos cortantes mencionados acima, os quais espelham a política do definhamento.