sexta-feira, abril 19, 2024
Mais Notícias

UFPel: Pós-graduação em Epidemiologia seleciona professor visitante – inscrições até 31/01/2023

Oportunidade é destinada a candidatos brasileiros e estrangeiros; data-limite para submissão de candidaturas é 31 de janeiro de 2023 

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas está com processo seletivo aberto para a posição de professor visitante – brasileiro ou estrangeiro. O docente irá atuar em linhas de pesquisa das áreas de concentração de Epidemiologia do Ciclo Vital, Equidade em Saúde, Epidemiologia dos Serviços de Saúde, ou Determinantes Sociais do Processo Saúde-Doença-Cuidado.

Os candidatos devem ter título de doutorado e ser docentes ou pesquisadores de competência reconhecida em seu campo de atuação, com potencial de contribuir para o fortalecimento da ciência de excelência com impacto social e a internacionalização do programa.  O regime de trabalho é de dedicação exclusiva, com 40 horas semanais. O contrato é pelo período de um ano para professor visitante brasileiro e dois anos para estrangeiro, podendo ser renovado até 24 meses para brasileiro e até 48 meses para estrangeiro.

A data limite para submissão de candidaturas é dia 31 de janeiro de 2023. As inscrições são feitas exclusivamente online, através do envio da documentação descrita no edital de seleção para o endereço eletrônico ppgepi@ufpel.edu.br. São três categorias para a posição, de acordo com a nacionalidade e o tempo de comprovada experiência acadêmica, científica ou técnico-profissional pós-doutoramento: Professor Visitante 1 – para doutores com pelo menos dez anos de experiência; Professor Visitante 2 – para doutores com até cinco anos de experiência; e Professor Visitante Estrangeiro – para doutores de nacionalidade não-brasileira, com comprovada experiência. A remuneração é de R$ 20.530,01 mensais para professor visitante 1 e estrangeiro e de R$ 16.591,91 para professor visitante 2.

A seleção será feita em duas etapas: a primeira consiste na análise de reconhecimento da competência, segundo critérios de produção científica compatíveis com os de bolsistas de produtividade PQ ou DT do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A segunda etapa envolve a avaliação da produção dos candidatos, com base no Currículo Lattes, no caso de brasileiros, ou Curriculum vitae, no caso de estrangeiros – e no quadro de pontuação da produção científica dos últimos cinco anos, enviado pelo candidato na submissão da candidatura.

A homologação das inscrições e o resultado da primeira e segunda etapas de seleção serão divulgados no site www.epidemio-ufpel.org.br. Para saber mais sobre o processo seletivo para professor visitante, acesse o edital aqui, ou entre em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia pelo telefone (53) 3284-1302 ou e-mail ppgepi@ufpel.edu.br.

Fonte: Epidemio/UFPel