quinta-feira, abril 25, 2024
Mais Notícias

Nota de Repúdio do Fórum de Reitores das Instituições Públicas do Rio sobre os ataques antidemocráticos ocorridos em Brasília. Leia também notas emitidas por outras instituições e pela sociedade civil brasileira

O Fórum dos Reitores das Instituições Públicas Federais e Estaduais do Rio de Janeiro (Friperj) publicou neste domingo (08/01) nota condenando os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, que resultaram na depredação da sede dos três Poderes. Outras instituições e setores da sociedade civil também se manifestaram.

Em defesa da democracia e contra os atentados à vontade popular – Abrasco

Nota de Repúdio do Conselho Deliberativo da Fiocruz aos Atos Antidemocráticos – Fiocruz

Nota de repúdio da ENSP aos atos antidemocráticos – ENSP

SBMFC condena ação criminosa de terroristas – Nota oficial da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

SBPC repudia crimes contra a democracia – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Invasão aos Três Poderes em Brasília – Nota da UFBA

Nota da Reitoria da USP em defesa da democracia brasileira – USP

Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba divulga nota em defesa da Democracia Brasileira – UEPB

Andifes e Consórcio Pernambuco Universitas divulgam notas de repúdio aos atos de terrorismo ocorridos em Brasília – UFPE

Manifesto AnpocsAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais

Leia abaixo a íntegra da nota do Friperj

***

Desde o momento da redemocratização do nosso país, os processos eleitorais têm acontecido de forma a fortalecer a democracia.

A última eleição, ocorrida no final de 2022, de forma legítima e confiável, foi reconhecida e auditada por representantes nacionais e internacionais. A democracia brasileira foi, uma vez mais, testada e aprovada – em seus dois turnos!

Respeitar os resultados das urnas é obrigação de todas as brasileiras e de todos os brasileiros. As instituições federais de ensino e as universidades estaduais do Rio de Janeiro repudiam veementemente os gravíssimos atos antidemocráticos e criminosos que ocorrem hoje, dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Diante da situação tão calamitosa, nos unimos a todos os brasileiros e instituições democráticas nacionais que exigem que os envolvidos em tal vandalismo sejam responsabilizados e punidos com o rigor da lei.

A democracia está sendo frontalmente ameaçada! Devemos nos manter firmes e intransigentes em sua defesa.

Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 2023.

Fórum dos Reitores das Instituições Públicas Federais e Estaduais do Rio de Janeiro (Friperj):
Ana Paula Giraux Leitão, CPII
Antonio Claudio Lucas da Nobrega, UFF