domingo, maio 19, 2024
Mais Notícias

Domingos Sávio do Nascimento Alves: pioneiro da Reforma Psiquiátrica deixa legado imenso

O movimento da Reforma Psiquiátrica perdeu uma de suas principais lideranças na última sexta-feira (23/06/2023) com a partida de Domingos Sávio do Nascimento Alves. Figura central para o movimento da luta antimanicomial no Brasil, o médico neurologista se destacou muito além da competência clínica, tendo se tornado gestor exemplar e líder cativante, qualidades decisivas que renderam um legado de conquistas para o campo da saúde mental.

Sua atuação foi determinante nos debates e no processo de construção da Reforma Psiquiátrica a partir dos anos 1980. Conforme destacado em homenagem da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Domingos atuou tanto no acolhimento clínico quanto no desenho e na implementação de políticas públicas: foi diretor da Colônia Juliano Moreira na década de 1980 e, posteriormente, entre 1991 e 1996, foi coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Também foi diretor do Instituto Franco Basaglia, atuando na organização da rede de saúde mental do Rio de Janeiro. Uma trajetória extensa e reconhecida: foi laureado com a Medalha do Mérito Médico da Presidência da República em 2001; agraciado com menção honrosa pela Organização Panamericana de Saúde em 2005; e premiado com a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde, em 2009.

A partida de Domingos foi marcada por homenagens e pelo reconhecimento de uma personalidade acolhedora e intelectualmente assertiva, atenta aos desafios envolvidos na defesa e formulação de políticas e instituições em contextos adversos. Com esse perfil, lembrou o Grupo de Pesquisa e Documentação sobre Empresariamento da Saúde Henry Jouval Jr. (GPDES), conseguiu “equacionar sensibilidade e lucidez, as brechas, os meios de caminho e as possibilidades de avançar uma nova institucionalidade nucleada por centros de atenção psicossocial, incluindo os de álcool e drogas”.

O IMS lamenta profundamente a perda de Domingos. Seu legado, contudo, é um atestado de sua influência transformadora no campo da saúde mental e, especialmente, da luta antimanicomial. Um legado imenso.

Nota de pesar: Domingos Sávio do Nascimento Alves – ENSP/Fiocruz

Nota de pesar: Domingos Sávio Alves – Abrasco

Homenagem a Domingos Sávio do Nascimento Alves – Grupo de Pesquisa e Documentação sobre Empresariamento da Saúde Henry Jouval Jr. (GPDES)

Nota de Pesar da Associação Brasileira de Saúde Mental – Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME)