sexta-feira, abril 26, 2024
Eventos IMSNotícias

Saúde dos Refugiados é foco do Panoramas da Saúde Global II

O Panoramas da Saúde Global II, evento do Centro Rio para a Saúde Global, sediado na UERJ, está promovendo dois grandes encontros para discutir a saúde dos refugiados no mundo. O primeiro, que vai acontecer no dia 3 de novembro das 10 às 12h, no auditório do Instituto de Medicina Social, traz o tema “Refugiados: corpos fora do lugar” com a participação de Vinicius Feitosa, da ACNUR/ONU, que vai apresentar um panorama da situação atual dos refugiados no mundo; os pesquisadores e professores do IMS, Eduardo Faerstein e Anete Trajman, que vão debater a saúde desses indivíduos que passam por situações extremas no contexto do deslocamento. Faerstein disse que vai apresentar a proposta de formação na UERJ da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que reunirá ações multidisciplinares de ensino e pesquisa colaborativas entre o Centro Rio de Saúde Global e docentes de várias unidades da Universidade (Letras, Educação, Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais), em convenio com a Agencia da ONU para Refugiados (ACNUR), e colaboração com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (Cáritas/RJ). Anete Trajman vai apresentar as pesquisas já em andamento no Instituto de Medicina Social sobre o tema e os temas que têm sido enfatizados sobre a saúde dos refugiados.

No dia 10/11, também das 10 às 12h, no auditório do IMS, a proposta é revelar as “Vozes do Refúgio: micropolítica da acolhida a refugiados”. Neste segundo encontro, Aline Thuller, da Cáritas-RJ; Poliana Coeli, da Faculdade de Letras-UERJ; e Ana Karina Brenner, da EDU-UERJ; contarão com depoimentos de refugiados da Colômbia e do Congo, num debate que promete ser emocionante.

Como de costume, o Centro Rio Saúde Global disponibiliza bibliografia de apoio para deixar ainda mais rica a discussão entre os participantes do encontro do Panoramas da Saúde Global II. Para acesso ao material é só acessar o SITE. Outra opção é a participação via WEB. Saiba como participar de forma online pelo e-mail centroriosaudeglobal@gmail.com

Certificados serão emitidos aos participantes.