quarta-feira, abril 24, 2024
NotíciasOportunidade

Divulgada chamada entre o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e o Confap

Acordo celebrado, recentemente, entre o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), visa ampliar as oportunidades de cooperação com o Brasil. O programa tem como princípio que pesquisadores brasileiros em nível de pós-doutorado realizem temporadas de pesquisa de no máximo 12 meses junto aos Investigadores Principais (PI) dos projetos que possuem financiamento pelo ERC. O prazo para o envio de propostas vai até a próxima quarta-feira, 31 de maio.

De acordo com o estabelecido na chamada, coube às FAPs – as fundações estaduais de amparo à pesquisa – arcar com as despesas de mobilidade para pesquisadores cuja proposta vier a ser contemplada. Trata-se de ação de grande relevância para o desenvolvimento científico do estado do Rio de Janeiro.

A FAPERJ sugere que os pesquisadores com bolsas Cientistas do Nosso Estado e Jovens Cientistas do Estado ativas paguem as passagens com suas taxas de bancada enquanto não for aberta a chamada específica para a participação em eventos e missões científicas no exterior. Será possível também fazer uso da taxa de bancada vigente do programa de Apoio Emergencial à Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro (Editais Nº12/2015 e Nº22/2016), desde que o pesquisador seja vinculado a ele.

São elegíveis para solicitar cooperação os pesquisadores contemplados nos editais CNE ou JCNE a partir de 2014 e aqueles de nível  de pós-doutorado vinculados aos programas de pós-graduação contemplados nos editais FAPERJ 12/2015 e 26/2016.

Para ter acesso ao texto integral da chamada em português clique AQUI, e AQUI para o texto em inglês. Veja também o site do Confap (www.confap.org.br)