sexta-feira, abril 26, 2024
Agende-se

Aula “Luto, dores e processos de sobrevivência e resistência”: 26/05 – 18h

Acontece na próxima quarta-feira, dia 26/05, às 18h, a aula aberta “Luto, dores e processos de sobrevivência e resistência”.  

Participam:  Denise Pimenta – Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs-Fiocruz/BA). 

Mônica Cunha – Técnica em educação social. Co-fundadora do Movimento Moleque. Membro da  Coalizão Negra por Direito  e também à comissão de direitos humanos da Alerj.  

Adriana Vianna – antropóloga, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional.  Desenvolve e orienta pesquisas sobre gênero, violência, famílias e processos de Estado.  

Iyá Adriana de Nanã – sacerdotisa do Ilê Axé Omó Nanã, menbro da Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz e do Conselho Político da Ocupação Cultural Jeholu, palestrante e ativista dos direitos humanos e no enfrentamento ao racismo religioso. 

Debate:  Sérgio Carrara – Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolve pesquisas na área da Antropologia do Corpo e da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, homossexualidade, direitos humanos e violência. É editor da Revista Sexualidade, Saúde e Sociedade, pesquisador do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos – CLAM/IMS//UERJ e do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos – LIDIS/UERJ. 

Mediação:  Bernardo Machado – Doutor no Departamento de Antropologia Social (USP). Atualmente realiza pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas e é membro dos grupos de pesquisa NUMAS, Etnohistória (ambos da USP) e APSA (Unicamp). 

A transmissão acontece pelo YouTube do Numas/USP,  pelo Facebook do Pagu/Unicamp e pelo YouTube do CLAM no link: https://www.youtube.com/watch?v=gYCDSajKhe4 

* O projeto GÊNERO & DESIGUALDADES é uma realização em parceria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP; PPGAS/Unicamp). Tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades. Esta atividade foi produzida em parceria com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a partir da articulação com as pesquisadoras Alessandra Brigo e Viviane Mattar.