domingo, maio 5, 2024

6 e 7 de junho de 2024

IMS/UERJ (campus Maracanã)

Transmissão: youtube.com/@ppgscimsuerj

O Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) convida a colegas, amigos e colaboradores ao seminário internacional “CLAM 20 ANOS: memória da formação de um campo de estudos em sexualidade e direitos humanos no Brasil e na América Latina”.

Ao longo de dois dias, o seminário internacional examinará a trajetória e perspectivas futuras dos estudos sobre gênero e sexualidade no Brasil e na América Latina. Serão abordadas as mudanças operadas no contexto sócio-político no qual o  trabalho do Clam foi desenvolvido, bem como as condições históricas e institucionais que fizeram possível a formação de um campo de estudos sobre gênero, direitos e política sexual nas ciências sociais e humanas brasileiras e Latino-americanas.

O CLAM, vinculado ao Instituto de Medicina Social da UERJ, foi criado em 2002. Ao longo da sua trajetória, tem propiciado debates sobre gênero, sexualidade, saúde e direitos humanos, contribuindo para a diminuição das desigualdades de gênero e para a luta contra a discriminação das minorias sexuais e étnico-raciais. Suas atividades incluem a produção, organização e difusão de conhecimento sobre gênero, sexualidade e direitos na perspectiva das ciências sociais. Desde seu surgimento, o CLAM tem estimulado o diálogo nacional e internacional na sociedade civil e na esfera pública institucional, contribuindo para formar e informar ativistas, estudiosos, elaboradores de políticas públicas, profissionais da saúde, educadores e operadores do direito, entre outros, sobre essas temáticas.

O evento será realizado de modo presencial no Instituto de Medicina Social da UERJ, sede do CLAM, com transmissão online, possibilitando assim o acompanhamento de modo remoto. O seminário contará com uma uma conferência de abertura, três mesas temáticas e uma conferência de encerramento, todas com a participação de convidadas/os tanto brasileiros quanto internacionais e de pesquisadoras/es do CLAM. Prevemos um público de 140 participantes, entre estudantes, pesquisadoras/es e outros interessados, no modo presencial, e 200 online ao longo do evento.

Será montada, no local, uma exibição com material de arquivo do Centro. Também está prevista a publicação de um volume comemorativo desenvolvido a partir das falas e debates do seminário.

6 e 7 de junho de 2024, das 9:30 às 18:00

Auditório do IMS/UERJ – 6 andar, bloco E, sala 6012, Campus Maracanã. Rua São Francisco Xavier, 529, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.

Transmissão: Youtube @PPGSCIMSUERJ

Quinta-feira 6/6

• Abertura institucional
  • Conferência de abertura