domingo, maio 5, 2024
Mais Notícias

IMS na mídia: professor Mário Dal Poz conversou com veículos de imprensa sobre a epidemia de dengue

Dengue de volta ao Rio de Janeiro – Laboratório de Editoração Eletrônica (LED/FCS/UERJ) – 08/02/2024

Para o professor do Instituto de Medicina Social da Uerj e ex-coordenador de Recursos Humanos da OMS Mario Dal Poz, o aumento do número de casos no início do ano já era esperado, por conta do verão, mas não nas proporções atuais. “Entre as hipóteses estudadas que justifiquem o aumento é o calor, que já no inverno foi maior do que o habitual, o que pode ter ajudado os ovos a eclodirem mais cedo”, afirma Dal Poz. A crise climática fez de 2023 o ano mais quente da história, segundo  a Organização Meteorológica Mundial. No Brasil, a temperatura média chegou a 24,92°C, ficando 0,69°C acima da média histórica.

Leia a matéria completa aqui.

Sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça e manchas; saiba tudo sobre a doença – O Globo – 06/02/2024

De acordo com o médico e professor do Instituto de Medicina Social da Uerj Mario Dal Poz, os sintomas começam subitamente , podendo ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas. Também podem surgir manchas vermelhas pelo corpo. A febre pode ser alta e durar cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em até 10 dias.
— Em alguns poucos pacientes, podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz, mas as complicações são raras – explica o professor.

Leia aqui a matéria na íntegra.