sexta-feira, abril 26, 2024
Eventos

Seminário discute desenvolvimento tecnológico de produtos da biodiversidade

Estão abertas, até 7/10, as inscrições para o 1º Seminário Internacional das RedesFito: Inovação e Biodiversidade na Perspectiva da Sustentabilidade, que será realizado de 19 a 21/10, no Royalty Barra Hotel, Av. do Pepê, 690 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Promovido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o evento contará com as presenças do sociólogo e filósofo Edgar Morin, pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), e do economista François Chesnais, professor emérito da Universidade Paris XIII, além de outros especialistas e pensadores internacionais e nacionais.

As palestras e mesas programadas para o Seminário reunirão renomados especialistas como o professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, José Eli Veiga; o coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel; a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Sarita Albagli, o coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos (NGBS) e coordenador da Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade – RedesFito, Glauco Villas Bôas; e o coordenador da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte),Spartaco Astolfi Filho.

O Seminário é organizado pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) de Farmanguinhos. Em virtude da logística do evento, será cobrada uma taxa de inscrição. Até 15/9, os interessados pagarão R$ 80. A partir de 16/9, o valor será de R$ 150. Mas atenção, as vagas são limitadas. Clique aqui e veja como se inscrever.

Durante o encontro, serão abordados temas relacionados à ciência aberta, à importância do trabalho em rede e ao diálogo entre biodiversidade e biotecnologia. Na ocasião, será apresentada a nova Rede de Inovação em Biodiversidade (RIB), estruturada para estabelecer serviços de desenvolvimento tecnológico de produtos da biodiversidade. Ao final, será realizada a Assembleia Socionalítica, envolvendo representantes da Fiocruz e demais participantes.

Participações especiais – O seminário contará com a presença do sociólogo Edgar Morin, pesquisador Emérito do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. O acadêmico é considerado por especialistas o principal teórico contemporâneo em estudos da complexidade, dono da mais vasta biografia neste campo do conhecimento. Tal teoria vai ao encontro do trabalho em rede desenvolvido pelo NGBS.

Outro teórico confirmado é o economista François Chesnais, professor emérito da Universidade Paris XIII. Ficou conhecido por seu pensamento crítico em relação ao neoliberalismo.

Apresentação de trabalhos – A apresentação de trabalhos acontecerá em formato de e-pôster (pôster virtual). A temática principal do evento é inovação e biodiversidade na perspectiva da sustentabilidade, incluindo subtemas como: políticas científicas e tecnológicas para inovação da biodiversidade na perspectiva do desenvolvimento sustentável; impacto da ciência aberta para o paradigma ecológico; desenvolvimento tecnológico para produtos da biodiversidade e modelos organizacionais para inovação da biodiversidade. Neste sentido, os interessados poderão submeter resumos até 15/9 à Comissão Organizadora. O resultado será divulgado em 30/9. Os trabalhos aprovados serão publicados em um número temático da Revista Fitos.

Para mais informações sobre o 1º Seminário Internacional da RedesFito: Inovação e Biodiversidade na Perspectiva da Sustentabilidade, entrar em contato pelo e-mail: redesfitongbs@far.fiocruz.br ou pelo telefone: (21) 3348-5031