quinta-feira, abril 25, 2024
NotíciasOportunidade

Vaga para Epidemiologista Senior do Projeto “Eliminar a Dengue: Desafio Brasil”

Estão abertas as inscrições para Epidemiologista Senior do Projeto “Eliminar a Dengue: Desafio Brasil”, trazido para o Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoiado pelo Ministério da Saúde. O Projeto “Eliminar a Dengue: Desafio Brasil”  é uma iniciativa internacional sem fins lucrativos que estuda uma abordagem inovadora que propõe o uso de uma bactéria (que já existe naturalmente no meio ambiente) chamada Wolbachia pipientis, para bloquear a transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya pelo mosquito Aedes aegypti de forma natural e autossustentável.

Esta característica foi descoberta por pesquisadores do Programa Internacional ‘Eliminar a Dengue: Nosso Desafio’ (Eliminate Dengue: Our Challenge), com a participação do pesquisador da Fiocruz Luciano Moreira, que coordena a equipe no Brasil. Os países participantes até o momento são: Austrália onde toda esta abordagem começou, Vietnã, Indonésia, Colômbia e Brasil. Esta nova abordagem poderá reduzir de forma significativa a dependência em relação às estratégias convencionais de controle do mosquito, como o uso de inseticidas, e será totalmente compatível com uma vacina, uma vez utilizada em larga escala.

No Brasil, desenvolvemos estudos em quatro bairros desde 2012: Tubiacanga (na Ilha do Governador), Urca e Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, e Jurujuba, em Niterói. Os estudos de campo com a liberação programada de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia foram iniciados em Tubiacanga em setembro de 2014. E agora estamos em uma nova fase de Expansão onde será ampliado para outras áreas de Niterói e Rio de Janeiro e posteriormente Belo Horizonte. O projeto é apoiado no Brasil pelo Ministério da Saúde (SVS e SCTIE) e CNPq, Secretarias de Saúde com contrapartida da Fiocruz, e, internacionalmente, pela Fundação Bill e Melinda Gates. Este trabalho conta com o apoio das autoridades de saúde locais e com participação de moradores dos bairros parceiros dos estudos piloto.

Veja mais detalhes da seleção para Epidemiologista Senior AQUI.