quinta-feira, abril 25, 2024
Mais NotíciasPublicações

Convocatória de edição temática: Saúde da Criança e do Adolescente na América Latina

No início de 2020, a OMS declara que a disseminação comunitária da COVID-19 a caracteriza como pandemia. Fomos todos, diferentes países, culturas e nações, afetados diretamente pelos efeitos da disseminação do vírus, seja pelo medo de contaminação, seja por consequências graves oriundas da contaminação desenfreada. O sistema de saúde – nos seus diversos níveis de organização – foi convocado como ator central. No Brasil, especificamente, o Sistema Único de Saúde – sistema público de saúde criado na Constituição de 1988 – tem exercido um protagonismo central e fundamental para o combate à COVID-19, em que pesem as políticas recentes que dele subtraíram vultuosos recursos. Este cenário de desafios enormes traz à tona a discussão do provimento adequado de saúde à população, convocando a discussão científica sobre a complexidade de questões que cercam esta temática. Uma delas diz respeito às demandas específicas da população infanto-juvenil cuja condição, em momentos traumáticos coletivos, pode arcar com as piores e mais duradouras consequências.

A DESIDADES – Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude – convida profissionais e pesquisadores da América Latina para a submissão de artigos científicos para a Edição Temática “Saúde da Criança e do Adolescente na América Latina”. Esta edição tem o objetivo de divulgar ações, experiências e relatos de trabalhos, pesquisas e intervenções na área da saúde da criança e do adolescente. Visa-se que a discussão aconteça a partir de um enfoque multidisciplinar, compreendendo a inter-relação de aspectos físicos, orgânicos, psicossociais e culturais da saúde e que retrate as singularidades e especificidades de cada contexto, e de cada país da América Latina.

Os/As interessados/as devem submeter os devidos artigos no site da revista DESIDADES https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/. O proponente deve estar atento para no “Passo 1. Iniciar submissão” preencher o campo Seção com a alternativa Edição Temática. Caso contrário, o artigo não será processado para a Edição Temática, entrando no fluxo de artigos para as outras edições. A seguir um elenco de sub-temas que estão inclusos nesta temática:

1) Saúde mental na infância e na adolescência: clínica, diagnóstico, medicalização, redes de atendimento e cuidado.
2) O desenvolvimento integral da criança e do adolescente: aspectos nutricionais, sanitários, psíquicos, sociais e familiares.
3) Violência doméstica: identificação, prevenção, tratamento.
4) Equipes de cuidado à saúde da criança e do adolescente: formação, intersetorialidade, questões e desafios do cuidado na rede pública.
5) Vulnerabilidades e risco psíquico na infância e na adolescência.
6) A família como fator de saúde e adoecimento para crianças e adolescentes.
7) Diálogos entre educação e saúde: desafios e interseções. O papel da escola na promoção da saúde.
8) Crianças e adolescentes com necessidades especiais e seus cuidados.
9) Impacto e consequências da COVID-19 na saúde de crianças e adolescentes.
10) Precariedade social e seu impacto sobre a saúde de crianças e adolescentes: pobreza, negligência, maus tratos, violência e exclusão social.
11) Saberes e atores alternativos na saúde e nos cuidados: saberes e práticas populares, religiosidade, redes de apoio alternativas.

Recebimento de artigos: até 30/09/2020

Publicação da Edição Temática: Abril de 2021

Para mais informações sobre a edição temática e orientações sobre a submissão de artigos, clique aqui.