sexta-feira, março 1, 2024
Mais NotíciasPublicações

Recomendações e orientações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19

No mesmo ano de celebração de seus 120 anos, a Fundação Oswaldo Cruz vem mobilizando toda a sua experiência, infraestrutura, recursos
e conhecimentos para o enfrentamento de uma das maiores crises sanitárias desde a pandemia por influenza H1N1 entre 1918-1920. Os principais eixos das iniciativas da Fiocruz para o enfrentamento da Pandemia COVID-19 envolveram o apoio diagnóstico, pesquisa e produção, atenção à saúde, informação e comunicação, apoio as populações vulnerabilizadas e educação.

O livro “Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na COVID-19” integra estas iniciativas da Fiocruz e representa o compromisso da instituição com os temas da Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica por meio de suas produções e propostas relacionadas ao necessário fortalecimento das ações de saúde mental e atenção psicossocial no SUS e SUAS.

Embora situado no eixo informação e comunicação, reuniu recomendações e orientações envolvendo desde a organização da atenção à saúde até os relacionados às populações em situação de vulnerabilidade relacionadas aos ciclos de vida ou vulnerabilizadas por processos sociais, como povos indígenas, populações em situações de rua, populações privadas de liberdade, pessoas migrantes, refugiadas, solicitantes de refúgio e apátridas. Toda a produção reunida neste livro também serviu de base e material didático para uma iniciativa no eixo educação, o “Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19 – EAD”, que contou com mais de 69 mil alunos inscritos.

Confira AQUI.