segunda-feira, abril 29, 2024
Notícias

No dia 25/04/2024, ocorrerá na UERJ (Campus Maracanã) o seminário Estudos sociais da ciência: reflexões sobre gênero, corpo e biotecnologias. No período da manhã, às 9h30, no auditório do PPCIS – 9º andar (Bloco F, sala 9043), haverá apresentações de pesquisas de estudantes da área de concentração de Ciências Humanas e Saúde, do Instituto de Medicina Social da UERJ, que dialoguem com as temáticas do seminário, seguidas por debates coordenados pela pesquisadora Fabíola Rohden (UFRGS), com a mediação da professora Marina Nucci (Clam/IMS/ Uerj). No período da tarde, às 14h, no auditório do Instituto de Medicina Social – 6º andar (Bloco E, sala 6012), Fabíola Rohden (UFRGS) ministrará a palestra: “Tecnologias de investimentos e transformações de si via recursos biomédicos: contribuições desde a Antropologia das Ciências”. O seminário é aberto ao público e não exige inscrição prévia.

Os estudos sociais da ciência são um campo de pesquisa fronteiriço, transversal e interdisciplinar, e que tem como um de seus pressupostos básicos a reflexão sobre as ciências em relação a seus contextos culturais, históricos, econômicos e políticos. Tal reflexão se dá a partir de uma multiplicidade de perspectivas, abordagens e trajetórias. Destacaremos no seminário uma subárea deste campo, com bastante força nas produções acadêmicas brasileiras, que são as pesquisas com interface com os estudos de gênero, e que procuram analisar questões ligadas a corporalidades, saúde e biotecnologias.

Fonte: CLAM/IMS/UERJ